CINEMA - CineOca volta a exibir no Sesc
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Documentário sobre o poeta Patativa marca o retorno do cineclube com sessões gratuitas no Sesc Esplanada
O filme presta uma homenagem a Antonio Gonçalves da Silva, conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular nordestino que publicou cinco livros e teve versos de sua autoria transformados em música por Luiz Gonzaga e Gilberto Gil. Em 2009 completaria 100 anos de existência.
Desde que o audicine foi fechado para reforma, tanto o CineOca, quanto o Sesc ficaram sem exibir produções de caráter cultural, mesmo assim não deixaram de articular ações para contribuir com o audiovisual no Estado.
O Circuito em construção, realizado em abril, é um exemplo da preocupação em democratizar a sétima arte. O evento foi um importante passo para a implantação de uma política cineclubista na região. “Precisamos criar espaços para o circuito alternativo de cinema. O público tem direito de assistir às produções de qualidade. Os filmes são feitos para serem vistos”, declara Simone Norberto presidente do CineOca.
O documentário sobre o poeta Patativa é um filme premiado que está sendo exibido num projeto inovador no que se refere a distribuição. Trata-se do Circuito Patativa, promovido pelo Conselho Nacional de Cineclubes, através da Filmoteca Carlos Vieira com parceria do CBC - Congresso Brasileiro de Cinema, da ABD - Associação Brasileira de Documentarista e da CBDC - Coalizão Brasileira Pela Diversidade Cultural e dos realizadores que disponibilizaram gratuitamente os direitos de exibição de suas obras ao CNC. "Somamos hoje mais de 350 cineclubes filiados ao CNC. Todos atuando de maneira isolada, fato que apesar de sua inegável importância, não traduz para a sociedade a real dimensão do trabalho realizado. Desta forma, pensamos que a realização de uma atividade conjunta com cineclubes de todo o país dará visibilidade ao trabalho ajudando na consolidação dos apoios locais necessários a manutenção das atividades dos cineclubes", afirma Claudino de Jesus presidente do CNC.
O CineOca tem em seu histórico a realização de mostras como o “Nosso olhar”, com produções regionais, “Cinema Alemão Contemporâneo” e “Aldeia Guaporé de Artes”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!