Neste fim de semana a Casa de Cultura Ivan Marrocos oferece dois eventos gratuitos para a comunidade portovelhense. Na noite desta sexta-feira (10), às 20h, a abertura da exposição “Temperamentos” do poeta e artista plástico Jean Ricardo e sábado (11), também às 20h, será lançado o documentário “Patativa do Assaré” em uma sessão especial do cineclube da Casa de Cultura.
Na exposição “Temperamentos”, que permanece na galeria Afonso Ligório até o dia três de agosto, Jean Ricardo apresenta em 25 telas a representação dos temperamentos humanos e suas oscilações. Ao utilizar muitas cores o artista quer expressar poeticamente os sentimentos e preocupações individuais e coletivas da humanidade. “As pessoas oscilam entre alegria e tristeza diante dos problemas pessoais e sociais. Busco reproduzir artisticamente esses problemas humanos como a fome, a desigualdade e a luta individual por conquistas”, descreve Jean Ricardo.
Cinema gratuito
No sábado, às 20h a Casa de Cultura abre espaço para o audiovisual brasileiro. O documentário “Patativa do Assaré: Ave Poesia”, do cineasta Rosemberg Cariri será exibido no espaço Pioneiros.
O filme aborda a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, destacando a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e a sua imensa contribuição à cultura brasileira. Dono de um ritmo poético de musicalidade única, mestre maior da arte da versificação e com um vocabulário que vai do dialeto da língua nordestina aos clássicos da língua portuguesa, Patativa do Assaré é a síntese do saber popular versus saber erudito. Patativa do Assaré consegue, com arte e beleza, unir a denúncia social com o lirismo.