Bordejo de Carnaval (II) - Por Altair Santos

Bordejo de Carnaval (II) - Por Altair Santos

Bordejo de Carnaval (II) - Por Altair Santos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

E que ninguém se engane! Na Pátria Amada Brasil, ao tilintar dos brindes natalinos e ao saboreio de farofas e pratos de perus, a bateria do imaginário acena chamando a festiva nação Zé Pereira. Pelas bandas daqui, já se ouve o zum zum zum de dirigentes de blocos e escolas de samba. As calçadas da querida cidade porto é a passarela pro arrastado de suas sandálias, em busca de apoios. "Nessa avenida quem tem solado grosso vai mais longe!"

Os foliões e não-foliões, os prós e os contras, enfim, todos que, direta ou indiretamente a quadra carnavalesca faz movimentar, já cantam suas loas ou rogam suas pragas. Mas não tem jeito que dê jeito, vá se preparando que vem coisa por aí! Já, já chega janeiro e logo será fevereiro. Pode até chover, mas a enxurrada vai ser da cor da alegria! Blocos de Trio Elétrico anunciam seus temas, desenham camisetas e abadás, enquanto as Escolas de Samba buscam abrigo pra montarem suas alegorias e anunciam os ensaios para o começo de janeiro.

A eterna Diva da nossa cultura popular - a Banda do Vai Quem Quer - já rouba a cena e encabeça os mais calorosos debates nas mesas de bar e rodas de conversa. O frenesi da folia ganha proporções lá na loja do nosso amigo Manelão com carnavalescos, jornalistas, palpiteiros, compositores e batuqueiros, ocupados e desocupados, todos, sem exceção, fazendo considerações mexendo o caldeirão, fazendo ferver a coisa e provando o já apimentado pré-caldo de carnaval.

A coluna do Zékatraca (Diário da Amazônia), de forma capitulada, faz um gostoso passeio pelas entranhas históricas das Escolas de Samba. E se você é daqueles que ainda não acredita que "já é" carnaval, aqui vai mais uma: antes mesmo de 2008, fechar seus lustros, o Bloco Mistura Fina (o paraíso da maisena) na próxima quarta-feira (31 de dezembro) vai cantar forte, sob a névoa embranquiçada, a partir do Bar do Antonio Chulé (Joaquim Nabuco c/ Bolívia) sambarolando pelas ruas dos Bairros Santa Bárbara, Centro, Km 1 e Nossa Senhora das Graças, ao som de muita marchinha e sambas de enredo. Está aberta a mais animada, colorida e festiva temporada de cultura popular.

É carnaval meu irmão! Que os motes da alegria e da diversão saudável sejam os primeiros ecos melódicos a reverberar no seu próprio querer festivo. A festa é sua, é minha, é de todos e de todas! Parafraseando os mestres João Nogueira e Paulo César Pinheiro: "as pragas e as ervas daninhas, as armas e os homens de mau, vão desaparecer nas cinzas de um carnaval" (um trecho da música As Forças da Natureza, a qual, os homens e mulheres, todos os dias, bem cedo ou tarde, ao se levantarem, deveriam ouvir e refletir, antes de sair de casa).

(*) O autor é músico e Vice-Presidente da Fundação Iaripuna.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que Marcus Rito, da Sejus, deve ser exonerado?
Você acha que os presídios de Rondônia deveriam ser privatizados?
Se as eleições fossem hoje, qual dos nomes abaixo você escolheria para ocupar o Senado?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS