Fest Cineamazônia encerra oficinas nesta sexta-feira

Fest Cineamazônia encerra oficinas nesta sexta-feira

Fest Cineamazônia  encerra oficinas nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Fest Cineamazônia tem a preocupação de disponibilizar para o públicouma programação diversificada, incluindo em todas as edições Mostras Paralelas, debates e oficinas. Os convidados pelo Festcine 2008 para a realização de oficinas que acontecem até amanhã (14 de novembro) são: O fotógrafo Luiz Brito, para ministrar a Oficina de Introdução à fotografia, o cineasta de animação, Lula Gonzaga, para a Oficina de Animação, ambas realizadas nas dependências do CETENE, e Marco Eldon, o Palhaço Bob, responsável pela Oficina de Introdução ao Circo, numa tenda montada na Baixa União, no bairro Cai N’água.
Lula Gonzaga trouxe um estúdio completo de desenho animado desmontável que a cada cidade é montado para a realização de oficinas. Ele afirma que a montagem da sala possibilita a produção um filme de desenho animado utilizando todos os processos, incluindo a concepção, pré-produção e finalização, ou seja, o filme sai sonorizado, editado, pronto para ser exibido. “Claro que não é o caso desta oficina que estamos realizando aqui, devido ao curto espaço de tempo disponível, mas se o aluno faz uma oficina dessas, que tem interesse de seguir como carreira ou como realização pessoal, sabe que dentro desta estrutura mínima e simples como esta trazida por nós, eles podem viabilizar e realizar um trabalho”.
Lula explica que a Oficina de Animação não tem o objetivo de deixar um produto, isso devido ao a duração da oficina que é de apenas três dias. “A função deste workshop é abrir uma janela, e para isso trabalhamos com alunos previamente selecionados e que tenham habilidade para desenhar. Queremos que estas pessoas entendam como funciona uma animação. Na verdade estamos mais preocupados com o processo e não com o produto em si”.  
A cada edição do Festcine, os organizadores convidam um realizador de animação para fazer uma brincadeira com o Mapinguari (símbolo do Festival). “No último Festival do Maranhão, encontrei o Jurandir Costa que oficializou o convite para que eu participasse do Festcine 2008 com uma animação sobre o Mapinguari. Trabalhamos durante um mês para o resultado final de dois minutos e dez segundos. O filme foi todo animado à mão, na mesa de luz, que é o formato tradicional, bem artesanal que nós trabalhamos. A animação foi finalizada no computador, e o filme, que teve ótima aceitação do público, foi lançado ontem no Festival”.
O editor de vídeo, Allan Loeschner, um dos participantes da Oficina de Animação, falou o porquê de seu interesse pela oficina de desenho animado – “Adquirir conhecimento sobre como se faz uma animação e ao mesmo tempo manter contato com cineastas como Lula Gonzaga e outros que estão participando do Festcine e adquirir conhecimento técnico para realizar um vídeo de animação e quem sabe ano que vem concorrer na próxima edição do Festival”.  
A Oficina de Introdução à Fotografia está sendo ministrada pelo fotógrafo e documentarista Luis Brito. “A oficina que o Festcine está promovendo para as crianças das escolas municipais, é de fundamental importância, porque a fotografia é uma das partes mais importantes do cinema, e este trabalho requer um profissional”.
Brito explica que nesta oficina participam vinte crianças entre dez e doze anos de idade, e por isso não está usando linguagem técnica, mas sim uma linguagem simples e direta para que elas entendam todo o processo. “As crianças estão gostando, vendo a ampliação de uma imagem através de um processo analógico, e num laboratório analógico. Eles perceberam que a luz é importante, no momento da foto e também na revelação do filme”.
Para o encerramento, Luis Brito realizará um “foto-varal” com os trabalhos realizados pelas crianças durante estes três dias da Oficina de Fotografia.
O CETENE também é o palco da Mostra A Escola vai ao Cinema. Nesta Mostra estão sendo apresentados vários curtas-metragens educativos sobre temas ambientais para um público de cento e cinco alunos, com idades dos seis aos quatorze anos, e que estudam nas escolas: 8 de Março, Vôo da Juriti e Padre Chiquinho e acompanhados por seus professores.
As sessões da Mostra A Escola vai ao Cinema acontecem de 12 a 14 de novembro, das 08h30 às 11h30 e das 14h00 às 17h30.
A terceira oficina disponibilizada pelo Festival é a de Introdução ao Circo direcionada para da comunidade do bairro Cai N’água e adjacências. As aulas desta oficina, ministrada pelo Palhaço Bob, acontecem numa tenda de circo montada na Baixa União, em frente ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO).
A 6ª edição do Festival com o tema “Não – A Natureza não pode sair de cena” acontece em Porto Velho , Rondônia no período de 10 a 15 de novembro no SESC ESPLANADA, com entrada franca.
O Fest Cineamazônia conta com o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Fundo Nacional de Cultura,  tem ainda o apoio cultural da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Governo de Rondônia, Secel, Semed, Fecomércio e parceiros da mídia rondoniense.
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS