Em novembro o Festcine Amazônia transforma Porto Velho na capital do cinema

Em novembro o Festcine Amazônia transforma Porto Velho na capital do cinema

Em novembro o Festcine Amazônia transforma Porto Velho na capital do cinema

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A 6ª edição do Festcine Amazônia – Festival de Cinema e vídeo Ambiental, este ano com o tema “Não – A natureza não pode sair de cena”, acontece de 10 a 15 de novembro em Porto Velho. Durante a Mostra competitiva serão exibidos setenta e sete produções nas categorias filmes e vídeos de ficção, documentários, animações e vídeos reportagens ambientais.
Durante a Mostra competitiva, o Festcine promove programação paralela como o “Cinema no circo”; “Cinema no Beiradão”; “Cinema no terreiro”; e “Mostra Arco Iris”; oficinas circenses e oficina de introdução a fotografia. 
 
De acordo com os organizadores durante o Festival acontecerá um encontro latino americano com representantes da Bolívia, Peru, Colômbia e Portugal. “Este evento é fruto do Festcine Itinerante 2008, e objetiva aproximar e desenvolver atividades culturais em conjunto com esses países”, afirma o curador da Mostra, Jurandir Costa.  
 
Cinema no Circo
 
Uma tenda de circo será instalada na Baixa da União, em frente à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO). Um das propostas do Cine Amazônia é levar cultura e educação ambiental através da sétima arte para as pessoas mais carentes.
 
As crianças do Cai N’água, uma das regiões mais centrais da cidade e mais marginalizadas terá oportunidade participar de uma oficina de introdução ao circo, usando o lúdico como instrumento de inserção social.
 
Também será oferecida Oficina de Introdução a Fotografia, ministrada pelo renomado fotografo rondoniense Luiz Brito. “O público alvo desta oficina são os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino, SEMED, e importante frisar que contamos com apoio irrestrito da Prefeitura de Porto Velho”, explica Jurandir.
 
Cinema no Beiradão
 
No dia 11 de novembro, segundo dia do Festcine Amazônia, a equipe faz exibição de filmes e vídeos para a comunidade de Cujubim Grande, a partir das 19h00. “É o Festcine expandindo suas atividades e levando bens culturais para os ribeirinhos desta comunidade”, ressalta.
Além do Cujubim Grande, três bairros de Porto Velho também receberão o “Cinema nos Bairros”. E ainda como parte da programação paralela acontece às exibições do “Cinema no Terreiro” e da “Mostra Arco Iris” com um enfoque todo especial ao tema “Direitos Humanos”.
 
Convidados da Mostra
 
Nestes cinco anos de Festcine Amazônia foram homenageadas inúmeras personalidades do cinema como Nelson Pereira dos Santos, Maurice Capovilla, Thiago de Mello, Marcos Palmeira, Dira Paes entre outros. A 6ª edição do Festcine Amazônia contará com a presença de atores consagrados como Antonio Pitanga e Letícia Sabatella que, serão homenageados. Lembrando que artistas locais também serão valorizados durante a Mostra que em seu encerramento contará com a presença do ator e cantor Zéu Brito que brindará o público com show musical.
 
O cinema movimentando a economia de Porto Velho
 

Jurandir Costa enfatiza que “a importância do Festcine Amazônia é indiscutível. Nestes quase seis anos de existência, a Mostra tem movimentando ainda mais a já aquecida economia da cidade, restaurantes, contratação de técnicos locais, artistas, hotéis entre outros atrativos locais. O Festcine, a cada ano vem ganhando mais destaque e credibilidade e com isso colocou Rondônia no mapa dos festivais de cinema, não apenas entre os realizados no Brasil, mas também fora do país”, finalizou.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS