SEMPRE UM PAPO - Tânia Zagury debate os dilemas do professor brasileiro

SEMPRE UM PAPO - Tânia Zagury debate os dilemas do professor brasileiro

SEMPRE UM PAPO - Tânia Zagury debate os dilemas do professor brasileiro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A educadora carioca Tania Zagury é a convidada do projeto Sempre um Papo em Porto Velho para o lançamento e debate sobre o livro "Professor Refém: Porque Fracassa a Educação no Brasil", no dia 2 de outubro (quinta-feira).
O evento comemorativo ao Dia do Professor acontecerá às 19h30, no auditório da Faculdade São Lucas. A entrada é franca. Informações: 8115 0545 e oficinadecomunicacao@yahoo.com.br
O que pensam os professores que atuam com nossos filhos nas salas de aula? Quais são suas maiores dificuldades? Sentem-se preparados? Como vêem a educação que os pais dão hoje às crianças? Que avaliação fazem do sistema educacional brasileiro?
Com a clareza, a sensibilidade e a contundência que marcaram seus trabalhos anteriores, a educadora Tania Zagury responde a estas e outras questões, fazendo uma análise fundamental e pioneira do sistema educacional brasileiro fundamentada cientificamente, a partir de pesquisa inédita com cerca de mil e duzentos professores em todo o Brasil.
Uma obra importante não só para professores, mas também para pais, que terão oportunidade de entender o que vem ocorrendo com os profissionais que trabalham na formação de seus filhos. E também para autoridades e instituições, pouco habituadas a ouvir o professor. As angústias e impossibilidades concretas do professor que atua nas salas de aula são aqui dissecadas, lançando luzes sobre o porquê do fracasso do ensino. Tania mostra que as sucessivas mudanças do sistema de ensino no Brasil, especialmente a partir de 1970, não foram acompanhadas das condições necessárias à sua execução, ou seja, mudaram-se as leis, mas não a realidade na sala de aula.
As novas relações familiares e a falta de limites das crianças minaram a autoridade do professor ao mesmo tempo em que, paradoxalmente, transferiram para a escola atribuições tradicionais da família. A indisciplina e a falta de motivação das crianças tornaram-se, em conseqüência, dois dos maiores problemas dos educadores. Nesse contexto, o professor se tornou uma espécie de refém do excesso de tarefas, da família, da sociedade e das decisões educacionais equivocadas. Ao mesmo tempo, segundo Tania, é ele o verdadeiro herói brasileiro - afinal, poucos profissionais se dedicariam tanto com tais condições de trabalho.
"O Professor Refém" chega para reforçar a parceria entre pais e professores, bem como entre os que planejam e os que executam as políticas educacionais. E para demonstrar que não haverá solução para a educação brasileira enquanto não se investir na formação continuada do professor e em medidas passíveis de serem efetivamente executadas.
Tania Zagury é carioca, casada e tem dois filhos. Filósofa, pesquisadora e mestre em Educação, ela vem mantendo em todos os seus livros uma linha de trabalho que se caracteriza pela pesquisa científica empreendida a partir da percepção e estudo de fenômenos da realidade social e sua tradução em linguagem clara e objetiva, de forma a atingir leitores de qualquer nível cultural.
Seus livros "Sem padecer no paraíso", "Educar sem culpa" e "O Direito dos pais" enfatizam a importância da ética na educação; "O adolescente por ele mesmo" e "Encurtando a adolescência" revelam o adolescente brasileiro e a necessidade de responsabilizar os jovens, na busca da cidadania; "Limites sem trauma: construindo cidadãos" - livro de educação mais vendido em 2001 - trouxe embasamento aos pais na difícil tarefa de dar limites aos filhos. "Escola sem conflito" é obra fundamental na construção de um relacionamento harmonioso entre família e escola. "O Professor Refém" é seu 13º livro.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS