DEBATE - Religiões de matriz africana discutidas em seminário na UNIR/Centro

DEBATE - Religiões de matriz africana discutidas em seminário na UNIR/Centro

DEBATE - Religiões de matriz africana discutidas em seminário na UNIR/Centro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A história das religiões de matriz africana no Estado de Rondônia, sua realidade, suas dificuldades e perspectiva de futuro
No próximo domingo, dia 26, no auditório da UNIR - Centro a partir das oito (8) horas da manhã, acontece o “Seminário Regional das Religiões de Matriz Africana”, uma realização do IDCM, Mocambo Cultural; Cine Clube Zumbi e Grupo de Mulheres Negras Raízes. com o patrocínio da Eletronorte, Faser e Prefeitura Municipal de Porto Velho. Após dois séculos e duas décadas, que nos distancia da Chamada Lei Áurea, que libertou o negro da senzala, porém nunca pôde proporcionar sua liberdade “de fato”. O negro continua buscando sua participação eqüitativa nos espaços da sociedade brasileira e lutando pelo respeito à humanidade. Mesmo com todas as barreiras e dificuldades enfrentadas pelos negros: Sua Cultura, Sua Religião e Sua forma de ver o mundo, não foram corrompidos. Apesar das precárias condições de sobrevivência que a população negra enfrentou e ainda enfrenta, a relação com a ancestralidade e a religiosidade africana e com os valores nela representados, assim como a reprodução de um senso de coletividade, por exemplo, possibilitaram a dinamicidade da cultura e do processo de resistência das diversas comunidades afro-brasileiras. A sanção da Lei 10.639/2003 é um passo para que possa iniciar a reparação humanitária do povo negro brasileiro. A Constituição Federal de 1.988 em seu artigo 3º diz: Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I – Construir uma sociedade livre, justa e solidária. II – Garantir o desenvolvimento nacional III - Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Programação Domingo dia 26 Leitura do regimento: 8h: 00 Mesa 03: 08h: 30min. Tema: A história das religiões de matriz africana no Estado de Rondônia, sua realidade, suas dificuldades e perspectiva de futuro. Palestrante: Mestra Nilza Menezes. Mediadora: Ekedi Raquel. Debate: 09h: 00min. Mesa 04: 09h: 20min. Tema: Terreiros e suas manifestações culturais. Palestrante: Marta Valéria Mediador: Professor Chiquinho Debate: 09h: 50min. Lanche: 10h: 10min. Eleição de delegados: 10h: 25min. Encerramento: 11h: 00min.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS