Ex-ministra do Meio Ambiente é mais uma personalidade homenageada pelo Festcine Amazônia

Ex-ministra do Meio Ambiente é mais uma personalidade homenageada pelo Festcine Amazônia

Ex-ministra do Meio Ambiente é mais uma personalidade homenageada pelo Festcine Amazônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Há seis anos quando a primeira edição do Festcine Amazônia foi realizada em Porto Velho, Rondônia, os organizadores instituíram as premiações dando o nome de personalidades ligadas não apenas a cultura, mas também a luta pela preservação da natureza como a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, contemporânea dos dias de luta do líder seringueiro Chico Mendes morto em 1988.

Nascida a 8 de fevereiro de l958 numa colocação de seringa chamada Breu Velho, no Seringal Bagaço, a 70 quilômetros de Rio Branco, capital do Acre, a professora Maria Osmarina Silva Souza, a Marina do PT, eleita senadora com a maior votação. Foi nas lutas dos moradores de seu bairro, descobriu a política não-partidária dos movimentos sociais. Na escola, aproximou-se das lideranças do movimento estudantil.

Em 1984 Marina fundou a CUT no Acre, junto com Chico Mendes, ele coordenador, ela vice. Com a intensa atividade de Chico nos seringais de Xapuri, Marina assumia na maior parte do tempo a liderança do movimento sindical no Estado. E foi para ajudar Chico Mendes em sua candidatura a deputado estadual que Marina filiou-se ao PT em 1985. Nas eleições do ano seguinte, fazendo dobradinha com o líder seringueiro, candidatou-se a deputada federal. Sendo que um dos maiores incentivadores, o bispo Don Moacir Grechi vive atualmente em Porto Velho.

Marina Silva foi e continua sendo criticada, injustamente, principalmente em Rondônia, pela demora de seis anos em autorizar a construção das Usinas do Madeira. Sua intenção foi intensificar estudos visando a diminuição dos impactos ambientais e que fossem respeitadas as exigências de compensação ambiental.

 O compromisso de Marina Silva com a floresta aumentou ainda mais. Pela sua determinação ficou conhecida como a “Senadora da Floresta” e em reconhecimento a sua luta para a preservação da natureza que o Festcine Amazônia a homenageia dando seu nome a uma importante premiação do Festival cujo tema este ano é “Não – A Natureza não pode sair de cena”.

O Festcine Amazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental continua com inscrições abertas até 29 de agosto. O Festival acontece em Porto Velho, Rondônia no período de 10 a 15 de novembro de 2008.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS