A vida de Chico Mendes já foi retrata no cinema, através do filme norte-americano “Amazônia em chamas”, de 1994 e também na série produzida pela Rede Globo – “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes”, escrita por Glória Perez. Desde 2003, ano da primeira edição do Festcine Amazônia, o líder seringueiro assassinado em 1988, dá nome a uma das premiações do Festival que desde então o homenageia.
Chico Mendes foi criado na floresta Amazônica, nunca freqüentou uma escola, pois trabalhava desde os 9 anos como seringueiro. Seu nome era Francisco Alves Mendes Filho, mas ficou conhecido mundialmente como Chico Mendes, responsável pela mais eficaz militância ecológica já ocorrida no país, tornando-se símbolo mundial da luta pela preservação da Amazônia.
Na ultima edição o festival contou com a presença de Elenira Mendes, filha de Chico Mendes, que foi a debatedora do Painel Paisagens Amazônicas. O Festival Itinerante também esteve em Xapuri, durante a Semana Chico Mendes, organizado pelo Instituto Chico Mendes, criado a partir de uma iniciativa de Elenira Mendes. É propósito do Festival a aproximação com entidades que promovam o debate em torno da questão ambiental.
Sua trajetória política iniciou-se quando participou do II Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), defendendo a tese Em Defesa da Floresta. Ao final do Congresso, foi eleito suplente da diretoria nacional do órgão.
Assim como o Festcine Amazônia usa o cinema para conscientizar o público da importância da preservação da natureza, Chico lutou para evitar a devastação da floresta, conservar o modo de vida dos habitantes locais como índios, seringueiros, ribeirinhos ou pescadores. Sua luta provocou, no entanto, a ira de fazendeiros da região, sendo assassinado, em 1988, por Darli Alves da Silva e seu filho, Darci Alves Pereira.
Atualmente, existem aproximadamente 21 reservas, ocupando mais de 3 milhões de hectares da floresta. Depois de um século de trabalho semi-escravo devido à exploração da borracha, os seringueiros passaram a ser reconhecidos como uma categoria especial de trabalhadores rurais, que tanto vivem dos produtos da floresta como lutam por sua preservação.
A sexta edição do Festcine Amazônia acontece em Porto Velho, Rondônia no período de 10 a 15 de novembro de 2008. As inscrições podem ser feitas através do site www.festcineamazonia.com.br até 29 de agosto de 2008.