Informamos No dia 12 desse mês, às 20h, acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Ji-Paraná – RO o lançamento do livro de poemas “Marcador do Tempo – Verso & Reverso” do analista ambiental João Gomes Moreira. A obra é uma coletânea de trabalhos confeccionados no período entre 1991-1992. Agora, premiado pelo Projeto Colares de Letras, apresenta ao público parte do seu fazer lírico.
RESENHA
O trabalho denota a experiência intelectual e religiosa vivida pelo autor. Nessa obra poética, percebe-se o gosto refinado pela poesia e muita competência comunicativa com eloqüência e estilo – premissa maior de quem tem o dom de escrever e da boa comunicação.
Esse jovem poeta, em sua obra, não se limitou à forma (rima, métrica, composição de forma fixa, etc.), porque, na verdade, esses preceitos não têm o maior valor na poesia moderna e contemporânea. Sua linguagem espontânea, porém original e persuasiva, explora temas de maneira inovadora, principalmente aqueles que versam sobre a vida, o amor e a religião, como também o campo da Semântica: significante e significado das palavras, dando forma, vida e originalidade a seus poemas, que merecem ser lidos por todas as pessoas que apreciam a boa poesia.
Seu estilo sóbrio, dinâmico, harmônico e, acima de tudo, autêntico, conforme podemos observar nos poemas “Vício da Palavra” e “Rosa-dos-Pensamentos” entre outros, comprova o que foi alegado. Há muito tempo que eu não lia uma obra com tantos valores estilísticos e tão completa no que pertine aos preceitos literários e axiológicos.
*Resenha por: Jenaldo Alves de Araújo, doutorando em “Ensinamento de Língua e Literatura” pela Universidade de Barcelona – Espanha – bacharel em Direito e professor no Centro Luterano de Ensino Superior de Ji-Paraná – RO.