Filiado a Associação Brasileira de Festivais Independentes – ABRAFIN, o Festival Casarão reserva uma programação especial com a apresentação de três grandes atrações brasileiras, Pitty, Dead Fish e Cachorro Grande. Entre as atrações convidadas estão: Macaco Bong (MT), MQN (GO), Mukeka di Rato (ES) e a atração internacional Querembas, da Bolívia.
Este ano o Festival Casarão será dividido em três dias, sendo antecedido por um seminário, onde produtores, músicos e público de todo o Brasil poderão debater o futuro da música independente. Serão dois espaços para as apresentações, no primeiro dia, 02 de maio, a festa fica por conta de nove bandas convidadas e o encerramento acontece com a banda gaúcha Cachorro Grande no Kabanas.
No sábado dia 03, mais 12 bandas convidadas e a banda Dead Fish no Casarão e para finalizar, a roqueira Pitty e mais nove bandas no Kabanas no dia 04/05. Em Abril acontecem prévias do Festival com apresentação de bandas nos municípios de Vilhena e Ji-Paraná.
O FESTIVAL
Festival Casarão ano IX. É assim que a tradicionalíssima festa do Casarão passará a se chamar a partir deste ano. Com o patrocínio da Petrobras, o Festival traz a Porto Velho atrações nacionais e até internacional.
O evento que venceu o Edital de Festival de Música, realizado pelo Instituto Moreira Salles, um dos mais respeitados do Brasil em matéria de música, e do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, conseguiu o maior parceiro que o festival poderia ter a Petrobras como patrocinadora. Assim, o processo de seleção teve duas etapas. Uma de análise de projetos, onde 259 projetos do Brasil inteiro se inscreveram. Após essa etapa, foram divulgados 30 finalistas, que passaram por uma sabatina no Rio de Janeiro, onde depois dessa fase, foram divulgados os 24 projetos contemplados. Dentre eles, o Casarão Ano IX.
Em uma coletiva para a imprensa que aconteceu no final do mês de fevereiro, os organizadores do Festival informaram que em virtude das edições anteriores o evento contar com a apresentação de artistas de vários estados brasileiros, São Paulo, Amazonas, Acre e Goiás a festa assumiu ares de festival estando preparado para receber o crescente público freqüentador desse tipo de evento.
SEMINÁRIO
A Programação do Seminário que antecede ao Festival NOS DIAS 30 DE ABRIL E O1 DE MAIO poderá acontecer numa Faculdade e contará com a presença de produtores, representantes da Petrobras e demais interessados. O local e tema dos debates ainda não foram divulgados. A organização informou que estará disponibilizando a venda de ingressos para os três dias do evento POR APENAS R$ 45,00, podendo ser adquiridos pela lei da meia-entrada, ou para apenas um dia do festival, a critério do participante, desde que seja doado um quilo de alimento não perecível na entrada do evento.