Artigo - Zine – Por hamilton lima souza

Artigo - Zine – Por hamilton lima souza

Artigo - Zine –  Por hamilton lima souza

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma imagem de jovem do sexo feminino ilustra a capa do zine. Zine, uma forma alternativa de comunicação, geralmente com poucas dezenas ou centenas números de material impresso em formato de folder, do tipo que é produzido sem muito dinheiro, legítima forma cultural dos grupos alternativos. Fora de Rondônia o recurso é muito comum. Em Rondônia surge como novidade, embora grupos culturais de todos os naipes já tenham se manifestado, com ou sem jornalistas responsáveis por alguns tipos de publicação.Geralmente o pessoal da cultura respeita o artigo quinto da Constituição e não tem dinheiro. No primeiro número de Crushing Ilusions os textos falam do “metal regional”, dos grupos que se esforçam para divulgar um dos muitos gêneros do rock que atraem massas, combatidos por grupos tradicionais em todas as partes do mundo. A banda Incinerador é o tema principal. Sem espaço na mídia convencional encontrou apoio dos divulgadores culturais alternativos. Crushing Ilusions quer tornar o metal mais evidente. O segundo número tem uma dessas ilustrações que fazem lembrar o apocalipse, um estranho cavaleiro sobre um animal diferenciado, mistura de cavalo com mais alguma coisa. Aborda os temas “Orgulho, honra, underground”. Tem um pouco de contradição. A geração underground chutava a sociedade orgulhosa nos anos 60. Os hippies e grupos alternativos cuspiam nas doutrinas socialistas e capitalistas amparadas pelo judaísmo e cristianismo renovados pós-lutero. Helfire Club ganha espaço na entrevista. Um evento denominado Night of Metal é o destaque, acontecido em junho de 2007. A mídia sonolenta nem deu importância para os eventos, sempre preocupada com as notícias mais atraentes da Assembléia Legislativa e os discursos acaipirados do governador Cassol. O zine divulgou para as dezenas de metaleiros de Porto Velho. Os metaleiros se lixam para a sociedade convencional, obsoleta. Hell Scream e Sortilégio ganham comentários no zine, assim como Awake. Terceiro número, final de 2007. Os fomentadores de Crushing Ilusions Zine divulgam o manifesto de supremo repúdio. Viva a cultura alternativa. Sem muito alarde vão ganhando seu espaço. O metal entra no corpo social e vai revirando suas lâminas culturais, buscando na carne frouxa da sociedade seu espaço. Os contatos podem ser feitos pelo e-mail ci_zine@hotmail.com e existe um espaço na internet, na www.ci-zine.blogspot.com. Por favor, não denunciem os caras por escreverem o que pensam. Esta sociedade legitimada pela incompetência e luxúria oficial tem que abrir espaço para todos. Viva o artigo quinto da Constituição brasileira. Professor universitário Quem sabe faz a hora não espera acontecer. (Geraldo Vandré).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS