*
BATE-PAPO
*Com a criação do dvd passamos a ter acesso a filmes, documentários, séries e seriados que antes pareciam apenas itens guardados a sete chaves por colecionadores que faziam verdadeiros malabarismos para gravar cada episódio. Uma maratona que deixou muitos com sérios problemas como stress, queda de cabelo, perda de unhas e ocasionou separações irreversíveis e traumáticas. Claro que existe aqui certo grau de exagero, mas quem coleciona seja lá o que for, sabe do que estou falando.
*O lançamento em dvd de filmes como O Poderoso Chefão numa caixa especial cheia de extras que nenhum colecionador pôde deixar de comprar ou seriados como Alias ou mesmo Lost, apenas para citar títulos mais atuais. Claro que o espectador também recebeu de bom grado seriados como Magnum, Kojak, Casal 20, A gata e o rato, A feiticeira, Mulher Maravilha e Jeannie é um gênio, Perdidos no Espaço e agora a série clássica Missão: Impossível, uma das melhores produções realizadas para a telinha e que dá um banho nas versões feitas para o cinema. Agora o fã da série original tem motivo de sobra para celebrar. Afinal de contas, o lançamento em dvd de Missão: Impossível é o prenúncio do que virá mais adiante, por exemplo, Túnel do Tempo, Terra de Gigantes, Viagem ao fundo do mar, Besouro Verde, Batman (todas as versões para TV e Cinema), Além da Imaginação (original).
*Realmente os fãs agradecem. Basta ter paciência.
*NA COLUNA ALMANAQUE DE HOJE...
*CLÁSSICO DA SEMANA – O PECADO DE TODOS NÓS (
REFLECTIONS IN A GOLDEN EYE)
*Polêmico filme dirigido pelo veterano John Huston em 1967 tendo no elenco estrelas como Marlon Brando e Elizabeth Taylor, ambos no auge de suas carreiras num filme com enredo adulto e forte para época que foi produzido.
*A trama gira em torno do major do Exercito vivido por Brando - Weldon Penderton que com o término da 2ª. Grande Guerra, vê sua carreira declinar. Suas tendências homossexuais acabam por influenciar seu casamento. A crise é acompanhada de perto por outro casal, seu vizinho e ainda um jovem recruta que acaba se apaixonando pela esposa do major, interpretada por Elizabeth Taylor, em, em contrapartida, Penderton também sente forte atração pelo soldado.
*Como tudo que envolve sexo e paixão não correspondida o desfecho do filme não poderia ser outro, ou seja, assassinato.
*Soberba atuação dos atores centrais dirigidos com segurança por Huston, o mesmo de clássicos como Relíquia Macabra, O Segredo das Jóias, O Tesouro de Sierra Madre, O Homem que queria ser rei entre tantos outros.
*CINEMA BRASILIS – TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA
*Muito se falou e ainda se fala das adaptações cinematográficas das peças do dramaturgo e escritor Nelson Rodrigues (1912 – 1980), principalmente de forma negativa. Não é para menos, pois adaptações como Os Sete Gatinhos, Dama do Lotação e Engraçadinha, apenas para citar dois exemplos dos piores realizados.
*Mas é justamente uma versão cinematográfica de uma peça de Nelson Rodrigues, é um dos maiores sucessos de crítica e de público do cinema brasileiro. Estou me referindo a Toda nudez será castigada, dirigido por Arnaldo Jabor em 1972 e que até hoje é conhecido como a melhor versão para cinema de uma peça do dramaturgo.
*Arnaldo Jabor mescla melodrama e comédia ao retratar a hipocrisia moral da classe média. O filme gira em torno da família de um viúvo, Herculano (Paulo Porto) que jurou nunca mais se casar, mas que se apaixona por uma prostituta, Geni (Darlene Glória) o que lança seu filho, seus parentes e ele mesmo numa delirante crise de valores.
*Ainda no elenco Hugo Carvana, Paulo Sérgio Pereio (impagável como o cunhado canalha de Herculano e que lhe apresenta Geni) Elza Gomes, Isabel Ribeiro, Paulo Sacks, Henriqueta Brieba.
*Toda nudez será castigada recebeu vários prêmios - vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim de 1973, vencedor dos Kikitos de Filme e Atriz (Darlene Glória) no Festival de Gramado 1973, e ainda Menção Especial, no Festival de Gramado 1973, para a trilha sonora de Astor Piazzola
*O dvd do filme havia sido vendido anteriormente pela mesma distribuidora (Versátil), porém, com material extra menor. A versão atual apresenta novos extras, incluindo depoimento do diretor Arnaldo Jabor, que três anos depois, voltaria a adaptar Nelson Rodrigues, com o contundente "O Casamento" (1976) também disponível em dvd, que pode ser comprado separadamente ou a caixa com os filmes.
*NA LOCADORA - O PLANO PERFEITO (INSIDE MAN)
*Os cinéfilos conhecem o diretor Spike Lee de filmes como Faça a coisa certa, Malcolm X, Verão de Sam e muitos outros. Este seu mais novo trabalho, bem atípico em sua filmografia, O Plano Perfeito (2006) traz mais uma vez Denzel Washington como protagonista e ainda Clive Owen (com a frieza de sempre), Jodie Foster (para variar interpretando um papel que qualquer atriz iniciante faria, e até melhor, pois seu personagem entra e sai da trama sem fazer nada), Willem Dafoe (coadjuvante de luxo de Denzel, mas competente como de costume).
*O Plano Perfeito gira em torno de um assalto, que aparentemente deu errado, no entanto, não tudo é o que parece neste misto de drama e thriller cheio de tensão, reviravoltas e um final, que não surpreende totalmente, mas que deixa o espectador querendo saber mais. Mas tudo acaba sendo revelado antes dos letreiros finais.
*O filme de Spike Lee, prende a atenção do espectador com começo ao fim. Ótima diversão, inteligente e sem os habituais efeitos e atores truculentos tentando resolver tudo na base da pancadaria. A grande vantagem de O Plano Perfeito é exatamente não ofender sua inteligência. Indico com prazer.
*SALA DE LEITURA – HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL
*O livro concretiza uma proposta inédita no cenário brasileiro: apresentar um panorama da produção internacional do cinema. Percorrer esse livro é deparar-se constantemente com a efervescência das tradições que reivindicaram para si o estatuto de cinematográficas. O cinema das origens, o cinema clássico, o diálogo criativo do cinema com o construtivismo, o expressionismo, o surrealismo, as particularidades da vanguarda cinematográfica chamada impressionista, o cinema realista e seu coroamento no neo-realismo, a chegada da modernidade com a Nouvelle Vague, os novos cinema, o retorno de Hollywood, os grandes autores e as grandes personalidades da história do cinema, o pós-modernismo e o cinema documentário: o cinema no século XX é o universo que este livro se propõe a discutir..
*O livro, organizado pelo jornalista Fernando Mascarello traz textos de Alfredo Manevy, Andréa França, Denílson Lopes, Eduardo Peñuela Cañizal, Erick Felinto, Fernanda A.C. Martins, Fernando Mascarello (org.), Fernando Simão Vugman, Flávia Cesarino Costa, Francisco Elinaldo Teixeira, Laura Loguercio Cánepa, Leandro Saraiva, Maria do Socorro Carvalho, Mariarosaria Fabris Renato Luiz Pucci Jr entre outros.
*Um livro sob medida para cinéfilos que desejam saber mais e mais sobre a chamada “Sétima Arte”. Para ler e reler com prazer.
*PARA COLECIONADORES – MISSÃO: IMPOSSÍVEL - A SÉRIE - 1ª TEMPORADA - (MISSION: IMPOSSIBLE - SEASON 1)
*Criada por Bruce Geller em 1966, a série Missão: Impossível estreou pela Rede de TV CBS e aos poucos foi conquistando audiência graças aos seus enredos que mais pareciam filmes produzidos para o cinema.
*A série narrava às aventuras de um grupo especial de agentes que realizavam consideradas impossíveis para prender bandidos. O grupo, a princípio era comandado Dan Briggs, mais por Jim Phelps. Os agentes recebiam suas tarefas através de uma mensagem pré-gravada e que se autodestruía após ser ouvida.
*,Missão: Impossível, a série, ao contrário dos três filmes dirigidos respectivamente por Brian de Palma (Os Intocáveis), John Woo (Fervura Máxima) e J.J. Abrams (Alias e Lost), primava pela inteligência e histórias instigantes, sem precisar de uma parafernália de efeitos e explosões usados pelas produções atuais. A série inovou a linguagem dos seriados de espionagem da TV criando um estilo que seria copiado, ou adaptado, por várias séries, tais como Missão Secreta, As Panteras, Switch, entre outros, nos quais os mocinhos assumiam a personalidade de bandidos para induzir o verdadeiro bandido a se delatar e se entregar.
*Este clássico da TV reúne a equipe liderada por Steven Hill, onde estão Greg Morris (um expert em tecnologia), Peter Lupus (os músculos do grupo), Martin Landau (um mestre dos disfarces) e Bárbara Bain (uma mulher fatal). Eles já sabem, se algum deles for morto ou capturado durante a missão, o governo negará qualquer envolvimento com o grupo.
*Missão: Impossível sai numa caixa com sete dvds com 28 episódios da primeira temporada, vencedora do Emmy.
*Finalmente os fãs da série terão a oportunidade de rever os melhores momentos desta excelente produção televisiva que foi líder de audiência por sete temporadas, que esperamos também sejam lançadas em dvd. Que as outras temporadas venham logo. Indico com prazer.
*-
*Bem amigos a Coluna Almanaque fica por aqui,mas na semana que vem estaremos de volta com novidades. Um abraço e até lá.
*Humberto Oliveira é bacharel em jornalismo.