*O CineAmazônia - Festival de Cinema e Vídeo Ambiental -, o mais tradicional e importante evento de audiovisual da Amazônia Ocidental, que este ano acontece entre 15 e 18 de novembro, vai promover uma verdadeira maratona de filmes em várias localidades do Estado de Rondônia.
*Gratuito e popular, com o tema central “Terra e Gente”, o CineAmazônia busca debater com o público jovem, com uma linguagem diversificada, através de mesas redondas e exibições de filmes, uma conscientização inovadora dos reais problemas ambientais.
*A mostra competitiva do CineAmazônia será, mais uma vez, no Cine Veneza, onde os participantes estarão competindo ao troféu Mapinguari. A programação inclui ainda homenagens, apresentações itinerantes nos bairros, cinema no circo e a “Escola vai ao cinema”.
*Nesta 4ª edição, um dos destaques será a exibição de curtas da série Piatam. O conjunto é composto por três DVDs do programa “Expedições na Amazônia”, da jornalista Paula Saldanha. Entre eles, Arqueologia, Institucional da Petrobras e Amazing Amazon, além dos extras com fotos que serão exibidos ao longo da programação.
*Entre as novidades, ocorrerá também a mostra no terreiro de Candomblé, lançamento de livros e DVDS, anunciando-se ainda mais duas oficinas de Criação e Direção para profissionais ligados à área de Cinema.
*
PRÊMIO MAPINGUARI
*Pertencente ao imaginário dos povos da Amazônia, o Mapinguari é uma mistura de homem com o grande macaco que habita a floresta. Com pelos em todo o corpo, tem um único olho no centro do rosto e uma grande boca na barriga.
*O grande mostro da floresta, emite um som semelhante ao dado pelos caçadores. Se um eles se encontra perto, imaginado ser outro caçador e vai ao seu encontro, acaba mutilado, quando não perde a vida, dado a ferocidade do combate, pois o Mapinguari devora-o começando pela cabeça.
*
VEJA TAMBÉM: *
Fotógrafo do Detran acusa auditor do Sintero- Saúde de constrangimento
*
Serviço Florestal Brasileiro recebe contribuições para decreto de regulamentação da lei de florestas públicas