Um filme inédito no Brasil é uma das atrações do quinto Fest Cine Amazônia. Trata-se da obra The Devils Railroad, tradução literal “A Ferrovia do Diabo”, produzido por dinamarqueses.
A história da construção da ferrovia Madeira-Mamoré, que fazia parte do acordo firmado no Tratado de Petrópolis após o conflito que incorporou o Acre ao Brasil tem a ver com a disputa territorial envolvendo seringalistas brasileiros e sindicatos norte-americanos interessados na região amazônica encantou o roteirista dinamarquês, Christian Kaarsberg, além do produtor Willian ODwyer Fogtman, que produziram a obra em Rondônia, editando na Europa.
O filme já foi exibido por vários canais de televisão na Europa, mas ainda não havia sido divulgado no continente sul-americano.
Graças ao empenho do fotógrafo rondoniense Stelio Maloney o roteirista e o produtor estarão presentes no Fest Cine Amazônia apresentando sua obra aos rondonianos. Maloney foi o responsável pela tradução do filme.
A quinta edição do Fest Cine Amazônia continua firme em valorizar as culturas, tradições e fatos que ligam o homem ao meio ambiente, resgatando sua história e propondo discussões para o presente e para o futuro.
O filme A Ferrovia do Diabo amplia estas discussões ao mesmo tempo em que resgata a história de Rondônia e dos conflitos do homem com sua realidade.
O Fest Cine Amazônia acontece entre os dias 13 e 17 de novembro, no Sesc Esplanada e em mostras paralelas para toda a comunidade de Porto Velho.
O 5º Festival de Cinema e Vídeo Ambiental, Edição 2007, tem o patrocínio da Petrobras, TNG – Gasoduto - Urucu-Porto Velho e do Ministério da Cultura, com apoio da FECOMÉRCIO.
*
VEJA TAMBÉM:
*
CARGOS MAJORITÁRIOS - Proposta sobre terceiro mandato é desarquivada
*
Madrugada de chuva intensa no interior de RO provoca transtorno em vários municípios