Teatro na praça continua com a peça "o Julgamento de Branca Dias pela Santa Inquisição"
*Com a Direção de Elcias Villar, o Espetáculo continua em cartaz todos os domingos, na praça da Praça das 3 Caixas D’águas as 19h30, atraindo um publico que se encanta com a historia e que cada vez mais tem comparecido ao local.
*SINOPSE
*Encenação é baseada no texto O SANTO INQUÉRITO de Dias Gomes, que conta à história do julgamento de Branca Dias no século 18, ela é acusada de ter cometido pecados e atos contra a moralidade. Seu pai e seu noivo também estão presos como peças importantes do julgamento. A montagem foi dividida em sete capítulos que narram todo o processo de julgamento e inicia com a cena do afogamento de Padre Bernardo quando Branca faz respiração boca a boca para salva-lo dando inicio a um conjunto de denuncias que a levam a prisão, ao julgamento e por fim a execução, onde Branca é queimada.
*PROPOSTA DA DIREÇÂO
*Este espetáculo foi concebido em 2003, a priori para um espaço alternativo, um galpão, porém por não termos o espaço à disposição ele foi montado na estrutura do palco italiano, com uma linguagem contemporânea, mas limitada à estrutura de um teatro convencional. Em 2006, durante um período de pesquisas de linguagem, trouxemos Branca Dias de volta a sua concepção original, mas não para um galpão e sim para a praça, onde inúmeras possibilidades foram experimentadas com movimentos largos dos atores e uso significativo de uma área de 400 metros quadrados. Cada ator possui um elemento cênico característico. Para os padres: um turíbulo, um crucifixo transformado em chicote, uma zabumba que dá ritmo e marcações dos movimentos e para Branca um aro com correntes que dá todo o significado do peso que carrega, sendo usado como elemento que a interliga aos seus inquisidores. Tudo isso faz com que o espetáculo traga uma real tortura com cenas fortes e até violentas.