*A UNIRON e a UNIPEC realizaram na noite de quinta-feira (28/07) a I Mostra Acadêmica de Cultura, abrindo o semestre letivo. O evento contou com a participação de artistas locais, todos acadêmicos das duas faculdades. *As atrações da noite foram o cantor e compositor Baaribu Nonato e Zezinho Maranhão, o músico Wanderley Júnior, o Grupo Musical Som Brasileiro, contando ainda com a participação do Nikkey Clube de Porto Velho, representando a cultura japonesa.
*O diretor-executivo da UNIRON, Fernando Prado, abriu o evento. Ele declarou que a direção da UNIRON e a UNIPEC estavam felizes com o retorno das aulas para muitos e o inicio de cursos para outros acadêmicos. *?Cumprimentamos veteranos calouros que estão conosco para mais uma jornada de estudos?, afirmou.
*A I Mostra Acadêmica Cultural foi criada para receber os acadêmicos neste inicio de semestre letivo, informou a professora Cristina Ono, coordenadora do curso de Secretariado Executivo da UNIRON. ?Nós, diretores, professores e todo o corpo de funcionários da UNIRON e da UNIPEC estamos felizes pela presença de todos?, destacou. ?Cultura é a arte e arte é cultura. Por isso é imprescindível que tenhamos eventos desses dentro de nossas instituições?, acrescentou Cristina Ono.
*PARTICIPANTES
*Participaram da I Mostra Acadêmica Cultural, o acadêmico e saxofonista Daylon, do 8º período de Direito da UNIRON, que tocou o Hino de Rondônia; a acadêmica Isabel Cristina Rezende Pereira, do 2º período de Gestão Empreendedora, que interpretou diversas músicas homenageando as culturas italiana e afro-brasileira; e os acadêmicos Rosemary (na flauta), Nicodemos (no violão), Chiquinho (na acordeón) e Eder (na percussão), todos do curso de Direito e integrantes do Grupo Som Brasileiro.
*O cartunista e acadêmico do 2º período de Jornalismo da UNIRON, Tony Francis (Antônio Francisco Filho) fez inúmeros trabalhos, expostos no Espaço Cultural Vitor Hugo. Tony é cartunista de O ESTADÃO DO NORTE e detentor de inúmeras premiações como a que foi dada pelo Sinjor, no ano passado. No mesmo local, o artista plástico Luciano Pereira, acadêmico de Publicidade e Propaganda, expôs suas obras. Foram exibidos no evento filmes Como pintar e Samaúma, a deus da floresta, esse último premiado no Festival Cineamazonia. Ainda no Espaço Cultural Vitor Hugo, a acadêmica Ida Carmem Rodrigues, do 4º período de Administração de Empresa, expôs obras de sua autoria.
*PROGRAMAÇÃO
*O evento cultural realizado na praça de alimentação da UNIRON contou ainda com a participação do grupo Álibe, formado por acadêmicos da UNIRON, e do DJ Kennedy.
*Na parte reservada a poesias, os acadêmicos José Américo e Thiago Manso, do curso de História da UNIPEC, fizeram suas declamações. A acadêmica Danielle Nascimento, do 2º período de Administração de Empresa da UNIRON cantou músicas gospel, acompanhadas dos músicos Charles, no teclado, e Ademilton, no violão.
*Houve também espaço para as manifestações nordestinas. O potiguar Matias Neto, do 2º período de Jornalismo e seu companheiro Gustavo Abreu, apresentaram-se como repentistas. A acadêmica Juliana, do curso de Pedagogia da UNIPEC apresentou-se com seu violão.
*A professora Zoraide Almada, coordenador do DAE, apresentou o Grupo de Teatro formado pelos acadêmicos Natália, Géssica, Vanderley e Dário, do 4º período de Secretariado Executivo. Eles representaram a vida de um menino de rua, dentro do Projeto Narrativas.
*Ainda participaram da I Mostra, as acadêmicas Aline Geber, formanda de Administração de Empresa, e Ana Paula, de Direito. No encerramento, voltaram ao palco Baaribu Nonato e Zezinho Maranhão, cabendo ao Grupo Álibe e ao DJ Kennedy encerrarem o evento.