O premiado filme "Cinema, Aspirinas e Urubus", que obteve destaque inclusive no Festival de Cannes, na mostra "Um Certo Olhar", é destaque na programação do Cineona, no Audicine do Sesc/Esplanada neste domingo (28). Saiba mais. >>>
*O badalado "Cinema, Aspirinas e Urubus", dono de uma carreira de sucesso em festivais fora do Brasil, inclusive na mostra Um certo Olhar, em Cannes, é atração do cineoca neste domingo, dia 28, às 17, no audicine do Sesc Esplanada. A exibição é mais uma parceria do Cineclube com o projeto Cinema BR em Movimento, circuito universitário.
*Para manter uma programação de qualidade, com perfil alternativo e regional, o CineOca, conta com colaboradores fieis como o Sesc, Brasil Telecom, Secel e Fundação Iaripuna. Todos, de alguma forma, vem demonstrando interesse e apoio à proposta de cinema de graça a população.
*Sinopse:
*CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS (longa-metragem)
*Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann (Peter Ketnath), alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho (João Miguel), um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio "milagroso" para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos surge entre eles uma forte amizade.
*Crítica: O roteiro (quantas vezes em dezenas de discussões aponta-se o problema dos roteiros nos filmes nacionais) é bem amarrado, os diálogos são bons (não se tem aquela sensação de artificialidade, na qual os atores muitas vezes dizem de maneira dura, frases que deveriam ser digeridas e não indigestas). As interpretações dos atores estão acima da expectativa, em certos momentos chegam a ser genial; a fotografia é impecável, os planos são bem recortados. E um desafio maior: é um filme de época! Mas em nenhum momento, você se lembra disto ou encontra falhas na direção de arte ou na continuidade. Ou seja, ufa! Você pode assistir ao filme tranqüilo, sem ter aquela velha e péssima expectativa de que vai, ainda hoje em 2005, encontrar mais problemas do que qualidades num filme de ficção brasileiro. (fonte: zeta filmes)
*
*Aventura/ Documentário - 2005 - Colorido
Direção: Marcelo Gomes
Elenco: Hermila Guedes, João Miguel, José Leite, Peter Ketnath
Duração: 99 min