*Mais um uma sessão de cinema apresentada pelo Cineoca, movimento cineclubista de Porto Velho, em parceria com o Sesc. É o filme ?Narradores de Javé?, de Eliana Caffé, que será exibido neste sábado, às 18 horas, no Audicine do Sesc. A entrada é gratuita, conforme proposta do cineclube de divulgar o cinema de qualidade e oferecer oportunidade aos amantes da sétima arte de ver e discutir boas produções.
*NARRADORES DE JAVÉ: ENREDO
*Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. *Como a maioria dos moradores é analfabeta, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.
*O filme de Eliana Caffé recebeu 11 indicações no Grande Prêmio Cinema Brasil.Ganhou 3 prêmios no Festival do Rio nas categorias Melhor Filme - Júri Oficial, Melhor Filme - Júri Popular e Melhor Ator (José Dumont). No elenco ainda estão destaques como Matheus Nachtergaele, Gero Camilo e Nélson Dantas.Recebeu ainda o Prêmio da Crítica no Festival Internacional de Friburgo, realizado na Suíça, 7 Troféus Calunga e o prêmio da crítica e o Prêmio Gilberto Freyre no Cine PE - Festival do Audiovisual 2003.
*FESTIVAL DO MINUTO
*A sessão deste sábado do cineoca tem participação especial de estudantes da rede pública que participaram de oficinas de cinema do minuto.
*Após a exibição do filme todos vão para a casa da cultura Ivan Marrocos, onde será lançado o festival do cinema do minuto, evento aberto a todos os cineastas iniciantes que produzem filmes com esta duração. "É um incentivo aos que querem produzir cinema e vídeo, enfrentando as dificuldades da área. Na oficinas ministradas recentemente em Porto Velho, vários talentos foram revelados. O mais incrível para todos é descobrir que fazer cinema aqui na região é possível", diz Rodrigo, organizador do festival.