Eletronorte apresenta a exposição “Alma do Norte” e o livro “Memória da Energia Elétrica de Rondônia”

A partir do dia 06 de maio a Eletronorte apresenta a Rondônia, a Exposição “Alma do Norte” – Nove Bens do Patrimônio Imaterial Brasileiro. O trabalho é uma contribuição da Empresa para tornar reconhecida a diversidade da cultura do país. Saiba mais. >>>

Eletronorte apresenta a exposição “Alma do Norte” e o livro “Memória da Energia Elétrica de Rondônia”

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A partir do dia 06 de maio a Eletronorte apresenta a Rondônia, a Exposição “Alma do Norte” – Nove Bens do Patrimônio Imaterial Brasileiro. O trabalho é uma contribuição da Empresa para tornar reconhecida a diversidade da cultura do país, em especial as manifestações da Região Norte. São festas, danças, saberes e crenças que expressam as diversas formas de cultura dos Estados de Rondônia, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima e Tocantins. A exposição conta com o apoio do Cetene - Centro de Estudos Tecnológicos, na avenida Jorge Teixeira, que sedia o evento. *Em cada um dos nove estados foi destacado uma riqueza identificada como a Alma do Norte. Em Rondônia, o Rio Madeira e o imaginário dos povos ribeirinhos estão marcados em fotos e crenças locais, narradas pela comunidade. O mito da cobra entre outros estão registrados em um livro que complementa a rica exposição. *Do Acre foi resgatado o histórico das Reservas Extrativistas e as atividades ligadas a ela. Do Amapá, a luta da memória contra o esquecimento do Batuque e do Marabaixo; do Amazonas o conhecimento da construção de embarcações de madeira; no Maranhão, o Bumba-meu-boi nas festas juninas; do Mato Grosso as histórias das comitivas de gado; do Pará e do mundo, o Açaí – “A fruta que chora”; em Roraima foi destacada a culinária indígena “Damurida” e em Tocantins a Festa do Divino de Natividade. *A Exposição estará aberta a visitação do público de 8h às 12h, das 14h às 21h. *
COMPROMETIMENTO
*Durante 20 dias estudantes, estudiosos e nortistas de nascimento e coração terão a oportunidade de conhecer e relembrar as riquezas e bens imateriais do norte brasileiro. Em seus 32 anos de atuação a Eletronorte beneficia 14 milhões de brasileiros com a energia elétrica gerada em suas usinas. A potência instalada é de quase oito milhões de quilowatts, escoados por sistemas de transmissão que englobam mais de dez mil quilômetros de linha. Em toda a sua área de atuação a Empresa assume o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da população, seja nas ações de responsabilidade social, geração de energia e resgate histórico. *Para os rondonienses a Eletronorte produziu, com o apoio dos historiadores, o livro: “Memória da Energia Elétrica de Rondônia”. A obra traz um resumo histórico da criação do Estado, da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e da implantação da energia elétrica, na região até os dias atuais. O livro possui também depoimentos de moradores de vários municípios e contribuições marcantes como a do escritor Manoel Ferreira, da Ferrovia do Diabo.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS