Selo Personalizado dos Correios marcam o Centenário do Município de Xapuri-Acre

Selo Personalizado dos Correios marcam o Centenário do Município de Xapuri-Acre

 Selo Personalizado dos Correios marcam o Centenário do Município de Xapuri-Acre

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

* O município de Xapuri-AC, completa no próximo dia 22 de março, Cem Anos de Criação. Como parte da programação que vem sendo desenvolvida desde o dia 11/03, será lançado na data de aniversário de Xapuri, um Carimbo Comemorativo e Selo Personalizado, registrando nos anais filatélicos do Brasil e do Mundo este marco histórico.

*O lançamento ocorrerá na presença das mais destacadas autoridades e será acompanhado pelo Diretor Regional dos Correios Rondônia/Acre, Sr. Lucindo Pereira da Silva. A solenidade terá início às 8h20, na Casa Branca - Patrimônio Histórico e Cultural de Xapuri, cuja imagem está representada no Carimbo Comemorativo.

*RETROSPECTO HISTÓRICO

*O nome do município de Xapuri tem origem do vocabulário indígena Xapuri.

*Segundo a tradução oral, os primeiros exploradores encontraram acima da foz do Rio Xapuri a maloca da tribo dos "Xapuris", originando o nome do rio e, posteriormente, o da cidade, cuja grafia primitiva era "CHAPURY", termo que significava "Rio Antes".

*A região era habitada por indígenas das tribos Xapuri, Catianas, Moneteres e outras menos numerosas. As terras do município foram desbravadas por civilizados a partir de 1861, época em que o sertanista Manoel Urbano da Encarnação chegou à foz do rio Xapuri.

*As terras onde está localizada a cidade, era de propriedade do cearense Manoel Raimundo, sendo transferida para João Damasceno Girão e Benedito José de Medeiros, respectivamente em 1894 e 1898.

*Na época, Xapuri tinha seis casas, vinte e duas barracas de agin e uma população de cento e cinqüenta (150) habitantes.

*Xapuri participou ativamente da independência do Acre quando em 1902 integrava o Território de Colônias, ocupado por autoridades bolivianas.

*Juan de Dios Barrientos, Intende, consultou os moradores para a formação de uma Junta de Notáveis - Conselho Municipal. A 30 de março daquele ano, cinco representantes locais foram escolhidos para comporem o colegiado. Ao tomar conhecimento do teor do contrato Aramaio ou Bolivian Sindicate, em dois de junho, a Junta renunciou. Plácido de Castro, ciente do ocorrido, iniciou o movimento revolucionário, culminando com o ataque à Vila, em 06 de Agosto e o domínio da situação e a proclamação da Independência do Acre, com a Confraternização da população de Xapuri. *Em abril de 1903, quando da chegada das forças federais, a Vila de Xapuri se constituiu na Capital do Acre Meridional.

*O Município foi criado em 22 de agosto de 1904, pelo Decreto Municipal nº 03, de povoado foi elevado a categoria de Vila, pelo o então Prefeito Interino do Alto Acre, Cel. Rafael Augusto da Cunha Matos em 25 de Agosto de 1904, e a categoria de Cidade em 22 de março de 1905, por ato do Prefeito Interino Capitão Odilon Brasiliense. Março de 1905, por ato do Prefeito Interino Capitão Odilon Brasiliense. Sua autonomia foi obtida através do Decreto Federal nº 9.831 de 23 de outubro de 1912 pelo então presidente da República Hermes da Fonseca.

*A planta da cidade foi traçada, em fins de 1903, pelo engenheiro Gastão da Cunha Lobão e posteriormente corroborada pelos Drs. Gentil Norberto e Aquiles Peret. A cidade está construída a margem direita do Rio Acre, em frente à confluência deste com o Rio Xapuri, posteriormente corroborado pelos Drs Gentil Norberto e Aquiles Peres.

*Xapuri, uma pequena cidade (1902). Situada na margem direita do rio Acre, em frente a confluência deste com o rio Xapuri. A população desta futurosa cidade, que pela sua posição topográfica está destinada a ser o empório comercial do Acre. É composta em sua grande maioria de filhos de outros estados do Brasil principalmente Cearenses.

*O Município de Xapuri que era a capital do Acre Meridional, e o mais rico do território Federal do Acre, exportava anualmente mais de três milhos de quilos de borracha e caucho.

*Hoje os descendentes daqueles desbravadores que lutaram, conquistaram e construíram, habitam numa das mais acolhedoras cidades acreanas, a "Princesinha do Acre". A transição por qual passou não chegou a abater seus habitantes, que ao contrário, transformaram-na em uma das mais belas cidades do Estado e que hoje com muito orgulho comemoram o seu Primeiro Centenário.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS