*Mais de 100 alunos, de 8 a 10 anos de idade, da rede municipal de educação, participam da ‘Oficina de Produção de Filme de 1 Minuto’. Os alunos e alunas freqüentam o 4º e o 5º ano do ensino fundamental nas escolas municipais Rio Guaporé e Raimundo Agostinho, Zona Leste. Nesta semana, de 13 a 17, estão elaborando os roteiros orientados por José Junior Pinheiro, da ONG – MJA Movimento Juventude Alternativa. No sábado 18, começam as filmagens, que terão como cenário: as escolas e a comunidade local. Cada escola produzirá dois filmes com as duas temáticas distintas: ‘Brincadeiras’ e ‘Meio-Ambiente’, rodado por 62 alunos da escola Guaporé, e ‘Drogas e Bebidas’ e ‘Trabalho Infantil’, produzido por 53 alunos da escola Raimundo Agostinho.
*Os filmes serão exibidos em festivais do minuto produzidos pela MJA e até fora de Rondônia, como ocorreu ano passado, em Manaus, onde foi premiado o trabalho “A bala bicha, a bala”, produzido por uma aluna da Escola Municipal Maria Isaura.
*De acordo com o coordenador da Divisão de Desenvolvimento da Cultura Escolar (Dice), Elcias Villar, “o projeto atende ao resultado do planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que é de melhorar o desenvolvimento dos alunos da rede na leitura, escrita e cálculo”.
*Um dos compromissos do prefeito Roberto Sobrinho, com relação à educação, é garantir através da educação infantil e fundamental, alunos capazes de ler e interpretar textos, escrever corretamente e resolver qualquer equação matemática quando iniciarem os estudos no ensino médio.