Das muitas e inusitadas “receitas” que diariamente tentam um lugarzinho na gastronomia quotidiana, algumas realmente merecem ser consideradas de forma mais “profunda”.
*Essa surgiu da preocupação mais que justa, aliás, de um amazonense postiço, preocupado com o avanço do Mal de Chagas, que pode inclusive estar vindo na Mad Maria. O dito cidadão recomendou aos quatro cantos, valendo-se inclusive da mídia radiofônica, que nossos históricos e conhecidos produtores de Açaí, façam uma assepsia, ou seja, lavem o Euterpeoleracea (nome científico) com Hipoclorito de Sódio*. Isso mesmo! O nosso quase sagrado açaí, rico, aliás, em lipídios e Vitamina E, segundo a receita, deverá tomar um banho com essa substância.
E para que ninguém compre o produto errado, o Hipoclorito de Sódio é um líquido amarelo-esverdeado, com odor picante, lembrando cloro, concentrado a 11,0% no mínimo, Densidade a 20/4º C: 1,205k/dm3 mín.* Lembrando também que o mesmo produto é usado em desinfecção hospitalar, produção de Água Sanitária, tratamento de água, tratamento de efluentes industriais, branqueamento de celulose e têxteis e aplicações domésticas.
*É realmente uma preocupação mais que justa! Principalmente porque nossos heróicos produtores, que estão a esbanjar dinheiro, poderão oferecer um produto de muito melhor qualidade e sem riscos de infecção! Não acreditam? Nem eu!
*Afinal, é preciso sim, demonstrar preocupação com o Mal de Chagas, mas a preocupação não deve ser maior do que aquela que deve ser demonstrada com as centenas de casos de Malária que estão aí a desafiar a inércia do poder público; com a merenda escolar, distribuída a doses homeopáticas, mesmo sendo para uma parcela considerável dos estudantes, a única refeição do dia; com crianças que estão nas ruas prostituindo-se em troca de um cigarro e aumentando ainda mais as calamidades sociais, que apesar de retumbantes, parecem não sensibilizar a opinião pública; com o descalabro da violência, que ceifa vidas inocentes, destrói sonhos e transforma marginais em heróis da impunidade; enfim, com o triunfo da ganância de pessoas sórdidas, que pela forma contumaz com que agem, querem à força nos convencer de que o errado é que é o certo e que a maracutaia é forma legítima de se estabelecer na vida, enfim....
*
Conheça o blog do Elias, repensando Humaitá
*
---CLIQUE AQUI---