Uma ação do Governo de Rondônia, na manhã dessa quinta-feira(01), disponibilizou mil testes de antígenos swab (cotonete) para a população através de um sistema drive-thru na zona Leste da capital. O exame possibilita detectar se a pessoa está infectada pelo covid-19.
Pouco antes das 09h, quando foi dado início às testagens, rapidamente uma fila quilometrica de carros se formou no local.
O cidadão que testasse positivo para o COVID-19 já saía do local de posse da medicação, caso desejasse. “Se a pessoa que testar positivo quiser receber a medicação ela passa por um eletrocardiograma aqui mesmo”, disse o secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo.
Denominada pelo Governo de Rondônia como "kit de tratamento para a Covid-19", a medicação fornecida é ivermectina, azitromicina e hidroxicloroquina.
Segundo a SESAU, duas horas após o início dos testes, 51 pessoas haviam testado positivo de 300 testagens realizadas.
AMB não recomenda
De acordo com Nota publicada pela Associação Médica Brasileira – AMB, o uso indiscriminado do chamado “kit COVID” pode levar a severas lesões no organismo, com alguns casos em que pacientes tiveram que fazer transplante de fígado. Em muitos países, essa medicação não é aceita para tratamento da doença, pois, é considerada ineficaz.
Porto Velho sofre com o pior momento da pandemia, não vagas em leitos clínicos ou de UTI.