SITUAÇÃO DRAMÁTICA: ‘Quem tiver cilindro de oxigênio, por favor, nos empreste’, pede secretário de Saúde em RO

Quem puder ajudar pode entrar em contato pelo telefone (69) 99306-4958

SITUAÇÃO DRAMÁTICA: ‘Quem tiver cilindro de oxigênio, por favor, nos empreste’, pede secretário de Saúde em RO

Foto: Divulgação

Prevista desde o início do mês, quando a pandemia de agravou no Estado, a falta de insumos para o atendimento de pacientes infeccionados pela COVID-19 que precisam de tratamento médico já é uma dramática realidade em Rondônia. 
 
Neste final de semana a prefeitura da segunda maior cidade rondoniense, Ji-Paraná, iniciou uma campanha para que a população realize doações de cilindros de oxigênio. 
 
Em um vídeo divulgado neste domingo (28) o secretário de Saúde de Ji-Paraná, Ivo da Silva, faz um apelo à sociedade. De acordo com ele a prefeitura não possui mais vasilhames para abastecer o oxigênio medicinal distribuído aos pacientes. 
 
O secretário também encaminhou uma carta aberta à comunidade, onde pede que qualquer pessoa que tenha esses cilindros em casa ou em sua empresa, realize o empréstimo dele à prefeitura, para evitar que pacientes morram pela falta do oxigênio. 
 
“Estou escrevendo essa mensagem para que possamos, com a ajuda de todos, encontrar quem tenha balas de oxigênio para nos emprestar. Oficinas e outros [estabelecimentos] que utilizem o equipamento. O consumo de oxigênio em Ji-Paraná, e em todo estado, aumentou exageradamente com a pandemia. Por mais que o município possa comprar as balas de oxigênio, não tem [o vasilhame] no comércio para vender”, relatou Ivo da Silva. 
 
Pauta Nacional
 
Com aproximadamente 140 mil habitantes, a cidade de Ji-Paraná registrou até o momento um total de 336 mortes desde o início da pandemia de COVID-19.
 
A possibilidade de falta de oxigênio medicinal para a população rondoniense foi pauta do Senado na última após o senador do Amapá, Randolfe Rodrigues, pedir um relatório completo da situação do abastecimento de oxigênio no Estado. 
 
Para ajudar
 
Quem puder ajudar pode entrar em contato pelo telefone (69) 99306-4958. Os cilindros de oxigênio também podem ser entregues no Hospital Municipal, na avenida Dom Bosco, fim da avenida 22 de Novembro, ou na sede da Semusa, localizada na rua Menezes Filho, 2960, bairro 2 de Abril, em Ji-Paraná.
Direito ao esquecimento

Quem é o favorito ao título do Brasileirão 2021?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública.

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS