BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

DESINFORMADOS: Governo de RO não divulga dados sobre a evolução da Covid-19 no Estado

População de RO está há dias sem saber como está a evolução da doença

Rondoniaovivo

20 de Julho de 2020 às 10:54

Atualizada em : 20 de Julho de 2020 às 18:36

Foto: Divulgação

 

A Secretaria Estadual de Saúde está há dois dias sem emitir o boletim informativo sobre os dados da Covid-19 em Rondônia. Essas informações mostram a evolução da doença em nosso estado e o número de mortos vitimados pela pandemia.

 

Uma nota emitida pela Sesau aos veículos de comunicação informa que o motivo da não divulgação do boletim, se deve à uma manutenção que está sendo realizada nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde. No site do ministério não consta qualquer informação sobre manutenção que está impedindo a divulgação de dados sobre a Covid-19

 

A Assessoria de Comunicação da Sesau declarou que espera para, talvez, esta segunda-feira (20), a normalização do sistema e a divulgação dos dados da Covid-19 em nosso estado. Declarou também que a responsabilidade pela coleta dos dados é da Secretaria Estadual de Saúde, já a divulgação é feita pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

 

O Rondoniaovivo manteve contato com a Assessoria de Comunicação da Agevisa, em Rondônia, para saber sobre a divulgação do boletim. A resposta foi a de que a Agevisa confecciona e a Superintendência Estadual de Comunicação revisa e publica.

 

No entanto, não souberam dizer quando, exatamente, os dados sobre a evolução da Covid-19 em Rondônia, voltaram a ser divulgados. Lamentável essa postura dos órgãos estaduais em um momento de pandemia, quando a doença está destruindo famílias e a sociedade rondoniense necessita de dados sobre o avanço do coronavírus no Estado.

 

Recentemente, os órgãos de imprensa nacionais se uniram para fazerem um levantamento próprio de dados da Covid-19 no Brasil. O motivo para essa decisão, foi a falta de transparência e as dificuldades que o Governo Federal estava impondo de acesso a essas informações.

 

 

A esperança é de que Rondônia não esteja usando esse triste exemplo Federal, onde a ocultação de informações é uma política de estado. A população rondoniense merece informação confiável para saber como se portar diante desse desafio que é a Covid-19.

 

 

Veja a nota do Governo Estadual para a não divulgação dos dados da Covid-19 nos últimos dias

 

     

 

 

 

Nota: emissão de boletim de dados sobre o coronavírus em Rondônia

 

O Governo de Rondônia informa que, devido à manutenção realizada nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde para registros de informações da Covid-19, não foi possível a divulgação do Boletim Diário de sábado (18), com informações sobre o coronavírus em Rondônia.

 

O informativo visual e relatório técnico serão disponibilizados com dados sobre leitos e realização de testes. 

 

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), permanece à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS