IRREGULARIDADES: Prova prática para escrivão da PC é anulada após denúncias

Decisão foi tomada após intervenção do Ministério Público Estadual; Cebraspe reagendou avaliações

IRREGULARIDADES: Prova prática para escrivão da PC é anulada após denúncias

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A prova prática do concurso público de 2023 para o cargo de escrivão da Polícia Civil foi anulada nesta semana pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesdec). A decisão foi motivada após o Ministério Público Estadual (MPE) receber diversas denúncias de supostas irregularidades na etapa eliminatória.

 

A Promotoria de Justiça de Segurança Pública do MPE instaurou um procedimento de investigação, onde solicitou informações sobre o concurso, que já apresentava diversas alterações ou instabilidades.

 

De acordo com o MPE, foi identificado o uso de celular por alguns candidatos, com compartilhamento de documentos que continham o conteúdo da prova. Também foram apontados atrasos no início da realização do exame, com mais de cinco horas de atraso.

 

Outra falha repassada aos promotores foi a falta da separação entre candidatos que ainda iam fazer as provas e aqueles que já tinham feito, possibilitando a troca de informações, além de problemas em computadores.

 

Ainda segundo o MPE, a instituição foi comunicada sobre a anulação do resultado e a nova realização das avaliações, que não são de responsabilidade da Polícia Civil, mas sim do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), vinculado à UnB (Universidade de Brasília), responsável pelo processo seletivo.

 

“Gostaríamos de registrar a disposição da Sesdec e a ativa participação da Procuradoria-Geral do Estado, na pessoa de Olival Rodrigues Gonçalves Filho, para que o problema fosse resolvido e dano sanado”, disse a promotora de Justiça da Segurança Pública, Alba da Silva Lima.

 

O Cebraspe publicou um edital cancelando o resultado da prova prática de operador de computador (para o cargo de escrivão), onde também reconvocou os candidatos para refazerem as avaliações, na última quarta-feira (31/05).

 

No dia 18 de junho, os selecionados para esta fase vão refazer a prova prática para o cargo. O Cebraspe divulgou que os candidatos podem consultar o local e endereço para fazer os exames na próxima terça-feira (06).

 

Veja abaixo a reconvocação de todos os candidatos para refazerem as avaliações: 

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS