COTAS: TCU determina que Banco do Brasil lance concurso exclusivo para PCDs

Intuito da medida é de que o BB consiga aumentar o número de PCDs no quadro de funcionários

COTAS: TCU determina que Banco do Brasil lance concurso exclusivo para PCDs

Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, na última quarta-feira (25), que o Banco do Brasil publique novo concurso público exclusivo para pessoas com deficiência, sem prejuízo à realização dos concursos gerais. O banco tem 90 dias, a contar da notificação, para apresentar um plano para cumprir a determinação do tribunal. A decisão é tratada no processo TC 042.433/2021-5.
 
 
A medida atendeu parcialmente a pedido apresentado pelo procurador Sérgio Ricardo Costa Caribé, do Ministério Público de Contas. Seu intuito é de que o BB consiga aumentar o número de PcDs em seu quadro de funcionários, de forma a cumprir a lei de cotas.
 
 
A legislação assegura que empresas com mais de 1 mil funcionários tenham 5% (porcentual mínimo) dos seus cargos preenchidos com pessoas com deficiência. Todavia, de acordo dados informados pelo Banco do Brasil ao TCU, o percentual de pessoas com deficiência no seu quadro funcional é de apenas 1,84%.
 
 
É coerente lembrar que a mesma exigência foi demanda à Caixa Econômica Federal, em 2022. À época, o banco publicou edital exclusivo para PcDs com oferta de 1.100 vagas.
 
 
Concurso em andamento
 
Estão abertas as inscrições para o concurso público do Banco do Brasil (BB).  O certame oferta 6 mil vagas de escriturário, nas funções de agente comercial e de tecnologia (4 mil imediatas e 2 mil para formação de cadastro de reserva). O salário é de R$ 3.622,23 para carga horária semanal de 30 horas. Ambos os cargos exigem nível médio.
 
 
As inscrições devem ser realizadas até 24 de fevereiro de 2023 por meio do site da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do concurso. Será cobrado uma taxa no valor de R$ 50.
 
 
Compõem o certame provas objetivas e de redação. Ambos os exames serão aplicados em 23 de abril de 2023. Os candidatos terão 5 horas para responder as avaliações.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS