PROCESSO SELETIVO: IFRO abre inscrições para 3.636 vagas gratuitas em 2023

Período de inscrição é de 7 de novembro até dia 16/12/2022

PROCESSO SELETIVO: IFRO abre inscrições para 3.636 vagas gratuitas em 2023

Foto: Divulgação

 

Estão abertas as inscrições para o primeiro semestre de 2023 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O Processo Seletivo Unificado (PSU 2023/1) oferta vagas para cursos técnicos nas modalidades integrado, subsequente e concomitante ao ensino médio e cursos de graduação. O período de inscrição é de 7 de novembro até, precisamente, às 23h59 do dia 16/12/2022, podendo ser realizada inclusive aos finais de semana e feriados. São ao todo 3.636 vagas para os 10 campi da instituição.
 
 
As novidades desta seleção são as ofertas da Engenharia Química pelo Campus Calama e do Técnico em Eletromecânica na modalidade subsequente no Campus Vilhena. Para realizar a inscrição, o candidato deverá ter em mãos CPF e RG (ou outro documento de identificação previsto no edital), histórico escolar do ensino fundamental para quem vai concorrer aos cursos integrados ou concomitantes ou histórico escolar do ensino médio para quem se candidata aos cursos subsequentes ou superiores. A inscrição ocorre totalmente de forma on-line no endereço: selecao.ifro.edu.br/unificado. O passo a passo está no próprio edital e também no manual.
 
 
Ofertando ensino público e gratuito, no IFRO não há cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade. As vagas são distribuídas entre ampla concorrência, vagas reservadas às ações afirmativas/cotas sociais (pretos, pardos e indígenas), pessoas com deficiência e para o ensino superior há ainda reserva de vagas para egressos que concluíram o ensino médio na própria instituição.
 
 
O resultado preliminar deve ser publicado após às 18 horas do dia 21/12/2022. E no dia 30 de dezembro sai a divulgação do resultado final e a convocação para matrícula em primeira chamada. Seguindo o cronograma, a matrícula da primeira chamada ocorrerá via ambiente on-line de 2 a 11 de janeiro de 2023, seguindo as quatro etapas da pré-matrícula até a confirmação da matrícula.
 
Cursos integrados
 
O PSU 2023/1 para os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, modalidade de ensino presencial, será realizado em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, do 6º ao 8º ano do ensino fundamental. Ao todo são 1.760 vagas, nos 8 campi: Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama e Vilhena.
 
 
Para ler o edital completo e todas as informações da seleção para cursos integrados, acesse: https://bit.ly/IFRO-int-2023
 
Cursos concomitantes
 
Os Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio serão ofertados na modalidade de ensino a distância (EaD). A seleção no PSU 2023/1 ocorrerá em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, do 7º ao 9º ano do ensino fundamental. Há 200 vagas divididas entre o Campus Porto Velho Zona Norte (Técnico em Administração e em Informática) e o Campus Avançado São Miguel do Guaporé (Técnico em Administração).
 
Para ler o edital completo e todas as informações da seleção para cursos concomitantes, acesse: https://bit.ly/IFRO-conc-2023
 
Cursos subsequentes
 
Para os Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio há duas modalidades de ensino, conforme curso/campus: presencial ou a distância (EaD). E o PSU 2023/1 também será realizado em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia, do 1º ao 3º ano do ensino médio.
 
São 480 vagas, nos Campi Guajará-Mirim (Técnico em Enfermagem), Jaru (Técnico em Administração e em Segurança do Trabalho), Ji-Paraná (Técnico em Administração), Calama (Técnico em Edificações, em Eletrotécnica e em Manutenção e Suporte em Informática), Zona Norte (Técnico em Administração e em Finanças), São Miguel do Guaporé (Técnico em Administração e em Agronegócio) e Vilhena (Técnico em Eletromecânica).
 
Para ler o edital completo e todas as informações da seleção para cursos subsequentes, acesse: https://bit.ly/IFRO-sub-2023
 
Cursos de graduação
 
Com 1.196 vagas, o PSU 2023/1 dos Cursos de Graduação oferta vagas na modalidade de ensino presencial ou a distância (EaD). A seleção será realizada em uma única etapa, que consistirá na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia, do 1º ao 3º ano do ensino médio,
 
Para ler o edital completo e todas as informações da seleção para cursos de graduação, acesse: https://bit.ly/IFRO-grad-2023
 
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

E M M M de Barros

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS