VÁRIAS ÁREAS: Concurso público da Emater é autorizado e oferece 126 vagas

Do quantitativo de vagas, serão 35 para preenchimento imediato e outras 91 para formação de um cadastro de reserva

VÁRIAS ÁREAS: Concurso público da Emater é autorizado e oferece 126 vagas

Foto: Divulgação

O Governo do Distrito Federal autorizou mais um concurso público para o quadro de servidores da capital federal. Desta vez o aval foi para o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Ao todo, o concurso vai oferecer 126 vagas de níveis médio, técnico e superior. A portaria autorizativa foi publicada no Diário Oficial do DF nesta quarta-feira (11/5).
 
O documento, assinado pelo secretário de Economia do Distrito Federal, José Itamar Feitosa, já informa as carreiras a serem contempladas na próxima seleção, sendo elas dos grupos operacional de nível superior e serviços operacionais finalísticos.
 
A nova seleção da EMATER vai contratar pessoal para os cargos de auxiliar de serviços gerais, eletricista, motorista, eletricista e mecânico automotivo. Na publicação também constam as profissões de fotógrafo, digitador, desenhista, assistente Administrativo e técnico em Informática.
 
Do quantitativo de vagas, serão 35 para preenchimento imediato e outras 91 para formação de um cadastro de reserva.
 
Com o aval, o órgão deve trabalhar agora para formar um grupo de trabalho para tocar os preparativos do concurso. O grupo será responsável pela elaboração do projeto do edital e a realização dos estudos técnicos para a escolha da banca organizadora.
 
O novo concurso Emater DF já estava previsto no Orçamento de 2022, que já foi sancionado no início do ano pelo governador em exercício, Paco Britto. Ainda não há informações sobre a remuneração inicial, as exigências mínimas ou o conteúdo programático cobrado na prova. Porém, já se sabe que as contratações serão pelo regime estatutário, ou seja, que assegura estabilidade empregatícia ao servidor.
 
Último concurso 
 
A última vez que a Emater realizou uma seleção de pessoal foi há 13 anos, em 2009, com organização do Instituto Cetro. O edital anterior trouxe 56 vagas em cargos de níveis superior, médio e fundamental.
 
Os concorrentes foram avaliados através de provas objetivas e discursivas. 
 
Política de autorizações
 
Em abril deste ano o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou que planeja realizar concursos públicos para 34 carreiras da administração pública distrital. Segundo o executivo, os processos estão em andamento e vão contemplar áreas estratégicas do governo e também em setores com déficit de servidores em função de exonerações e aposentadorias. 
 
“Podemos adiantar que o GDF tem trabalhado para recompor os quadros de servidores que se aposentam e, de acordo com sua capacidade e com os estudos de viabilidade financeira e orçamentária, tem possibilitado a realização de novos concursos públicos” diz Itamar Feitosa, secretário de Economia.
 
Desde então além do concurso da Emater, já foram autorizados os concursos de agente de custódia da Polícia Civil do DF (PCDF); do Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev); do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF); da Vigilância Ambiental; outra autorização contempla o cargo de técnico de enfermagem da Ses-DF; e Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (IBRAM/DF).
 
O GDF estima que sejam abertas mais de 5 mil vagas imediatas e mais de 10 mil vagas para cadastro de reserva.
Direito ao esquecimento

Você acredita que a gestão da Segurança Pública (Sesdec) em RO está sendo competente no combate ao crime no estado?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Asprodarc

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS