AERONÁUTICA: Inscrições para a Escola de Cadetes do Ar vão até o próximo dia 20

Oportunidades são voltadas a cidadãos brasileiros de ambos os sexos

AERONÁUTICA: Inscrições para a Escola de Cadetes do Ar vão até o próximo dia 20

Foto: Divulgação

O Comando da Aeronáutica, por meio do Ministério da Defesa, divulgou uma retificação referente às Instruções Específicas para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar, para o ano de 2023 (IE/EACPCAR 2023), o qual destina-se a preencher 130 vagas.
 
De acordo com o documento (edital de abertura retificado), o cronograma de eventos passou por atualizações. Desta forma, a realização das provas escritas agora está prevista para o dia 10 de julho de 2022
 
Sobre as oportunidades
 
As chances ofertadas estão disponíveis entre o sexo masculino e feminino. Sendo 110 destas oportunidades destinadas ao sexo masculino 20 vagas atribuídas ao sexo feminino.
 
É importante enfatizar que algumas destas vagas são destinadas aos candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo edital.
 
O CPCAR, ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena/MG, destina-se a preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFVOAV) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP. Durante a realização do Curso, que terá o período de três anos, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e fará jus a remuneração fixada na legislação específica, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência técnico hospitalar e dentária, exclusivamente para si.
 
O aluno da EPCAR que concluir o CPCAR com aproveitamento, em virtude de decisão judicial liminar, somente estará em condições de ser matriculado no CFOAV se sobrevier, durante o CPCAR, sentença definitiva (transitado em julgado) ou Acórdão de Tribunal determinando expressamente a matrícula e desde que se encontre dentro do número de vagas.
 
Requisitos
 
Para concorrer a uma das oportunidades ofertadas, os candidatos devem preencher alguns requisitos, dos quais: ser voluntário; estar ciente de todas as normas e condições estabelecidas nestas Instruções Específicas, para habilitação à futura matrícula no CPCAR 2023; se menor de 18 anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar as Provas Escritas e, se convocado para prosseguimento no Exame, estar autorizado a participar do Exame de Aptidão Psicológica (EAP), e Teste de Avaliação de Condicionamento Físico (TACF); não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou haver constituído união estável, por incompatibilidade com o regime exigido para a formação ou graduação, constituem condições essenciais para ingresso e permanência nos órgãos de formação de oficiais ou graduação de praças que os mantenham em regime de internato, de dedicação exclusiva e de disponibilidade permanente peculiar à carreira militar; estar quite com as obrigações eleitorais e se, do seco masculino, também com as obrigações militares; dentre outras condições estabelecidas pelo edital.
 
Inscrição
 
Os interessados em participar devem efetuar as inscrições a partir das 10h do dia 4 de abril de 2022, até as 9h (horário de Brasília) do dia 20 de abril de 2022, exclusivamente via internet por meio do site da Força Aérea Brasileira.
 
É fundamental ressaltar que o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 deve ser efetuado até o dia 4 de maio de 2022. No entanto, os candidatos que se encontram nos requisitos específicos do edital podem solicitar isenção.
 
Seleção
 
O Processo de Seleção dos participantes será constituído de seis etapas:
 
Provas Escritas;
 
Inspeção de Saúde (INSPSAU);
 
Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
 
Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
 
PHC;
 
Validação Documental.
 
A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 10 de julho de 2022, nas seguintes localidades: Belém/PA; Recife/PE; Natal/RN; Salvador/BA; Rio de Janeiro/RJ; Belo Horizonte/MG; Barbacena/MG; São Paulo/SP; Pirassununga/SP; Campo Grande/MS; Curitiba/PR; Porto Alegre/RS; Brasília/DF; Manaus/AM; Boa Vista/RR e Porto Velho/RO.
 
O prazo de validade do EA CPCAR 2023 é de dez dias corridos, a contar da data do início do curso.
Direito ao esquecimento

Você concorda que os vereadores de Porto Velho continuem atuando online, mesmo com a queda nos casos de covid-19?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS