EXPECTATIVA : Concurso do INSS deve acontecer até antes das próximas eleições

Na reunião virtual, foram tratados assuntos como a criação do GT Gestor de Carreira, o Programa de Gestão de Atendimento Presencial (PGAP) e o concurso público

EXPECTATIVA : Concurso do INSS deve acontecer até antes das próximas eleições

Foto: Divulgação

Em reunião com chefe do setor de Gestão de Pessoas e representantes das categorias sindicais, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ressaltou o interesse e intenção do órgão de realizar um novo concurso INSS antes das eleições, marcadas para outubro de 2022.
 
Na reunião virtual, foram tratados assuntos como a criação do GT Gestor de Carreira, o Programa de Gestão de Atendimento Presencial (PGAP) e o concurso público.
 
Sobre o concurso público especificamente, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, afirmou que um novo pedido para um concurso INSS foi enviado para 7.751 vagas previstas, sendo 1.571 para Analistas e o restante para Técnicos.
 
Além disso, presidente do INSS verbalizou o interesse em realizar um novo concurso público antes das eleições, ou seja, antes de outubro de 2022. A informação sobre a reunião foi divulgada no portal do Sindsprev.
 
A equipe de jornalismo do Direção Concursos obteve acesso exclusivo ao pedido de concurso público realizado pelo INSS. Ao todo, órgão pediu 7.575 vagas para um novo concurso INSS, divididas entre Analistas e Técnicos.
 
A divisão exata das vagas por cargo se deu da seguinte forma:
 
Técnicos: 6.004 vagas
Analistas: 1.571 vagas
Segundo o pedido, há 23.667 cargos vagos no órgão atualmente e 39.162 aposentadorias acumuladas de acordo com levantamento do mês de abril. Confira o documento do pedido na ÍNTEGRA.
 
De acordo com resposta da autarquia dada há algum tempo, o órgão calculava que a programação de novos certames seria retomada em 2022, após o término do contrato dos servidores temporários.
 
A autarquia alegou que os temporários ajudarão a zerar o estoque de requerimentos à espera de análise há mais de 45 dias.
 
“A estimativa é, até maio de 2021, ter concluído o dimensionamento e planejamento de recursos humanos de médio e longo prazo, que permitirá a programação de concursos a partir de 2022, quando acabam os contratos dos temporários”, explicou na época.
 
Resumo concurso INSS
 
Situação: Solicitado para 2022
Última prova: 2016
Última banca: Cespe
Cargos: Técnico e Analista
Escolaridade: superior (conforme a solicitação)
Vagas do último edital: 950 (800 técnicos e 150 analistas)
Remuneração inicial: R$ 5.400 (técnicos) a R$ 8.300 (analistas)
Direito ao esquecimento

Qual desses candidatos tem a sua preferência para o Governo de Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública.

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS