EXPECTATIVA: Ex-ministro anuncia concurso público no Ibama com mil vagas

De acordo com ex-ministro, concurso foi autorizado pelo Ministério da Economia. Se confirmado, anúncio afasta possibilidade de extinção do ICMBio

EXPECTATIVA: Ex-ministro anuncia concurso público no Ibama com mil vagas

Foto: Divulgação

Em discurso de saída, o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, defendeu a própria gestão e declarou que um novo concurso sairá na semana que vem para preencher mil vagas no Ibama e no ICMBio.
 
O anúncio descarta, por hora e apenas se for confirmado, a possibilidade que o governo tem trabalhado desde a posse – e Salles se planejou para executar esse ano – de extinguir o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da incorporação das atividades do órgão às atribuições do Ibama.
 
“Foi autorizado pelo presidente e pelo Ministério da Economia para que seja implementado já na próxima semana o concurso para abertura de cerca de mil vagas entre IBAMA e ICMBio”, discursou o ex-ministro, sem maiores detalhes.
 
Acabar com o ICMBio estava sendo planejado desde a posse. Em 2020, além de criar um grupo de trabalho para discutir “os ganhos e sinergias” com a fusão, Salles enviou para o Congresso uma proposta orçamentária que retirou 61% destinado à criação, gestão e implementação das unidades de conservação em relação à despesa orçamentária para esta ação em 2018.
 
Até o dia 18 de maio, um dia antes da Polícia Federal bater em endereços de autoridades do Ministério do Meio Ambiente, 26 reuniões do grupo foram feitas, como levantou a reportagem. Após a operação, que resultou no afastamento de 9 autoridades do Ministério do Meio Ambiente e autarquias vinculadas, essa agenda foi abandonada.
Direito ao esquecimento

Qual desses candidatos tem a sua preferência para o Governo de Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública.

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS