EAD: Graduação em Gestão Comercial e em Gestão Pública são ofertas do IFRO

Na modalidade educação a distância há vagas para Rondônia, Paraíba, Pernambuco e Bolívia

EAD: Graduação em Gestão Comercial e em Gestão Pública são ofertas do IFRO

Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) vem cada vez mais se consolidando na oferta de Educação a Distância (EaD). O Processo Seletivo Simplificado (PSS IFRO 2021/2) oferta 1.370 vagas nos cursos superiores de tecnologia: CST em Gestão Comercial e CST em Gestão Pública.
 
Havendo vagas para Rondônia: 840 vagas distribuídas em 42 polos; para o estado da Paraíba: 180 vagas distribuídas em 9 polos; o estado de Pernambuco: 20 vagas distribuídas em 1 polo; e para a Bolívia: 10 vagas distribuídas em 1 polo. As inscrições encerram dia 23 de junho de 2021.
 
No Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, o objetivo é atender à crescente necessidade do mercado por profissionais capacitados a agir neste novo ambiente empresarial. O egresso desta área poderá atuar junto a organizações de qualquer setor que envolva transações comerciais, sejam elas do ramo industrial, varejista, atacadista ou de representação.
 
O curso proposto pelo IFRO visa não só o alinhamento com as capacidades produtivas, econômicas e sociais da localidade, mas sua inserção no contexto das principais necessidades apontadas para o mercado regional. Deste modo, o curso tem como proposta fundamental, por meio da capacitação profissional e da constante adequação de seu currículo aos novos rumos do mercado de trabalho, atender às necessidades atuais dos profissionais e das organizações.
 
Afim da inserção rápida no mercado de trabalho; para estudantes que já tenham formação de nível superior; e também para profissionais já inseridos no mercado de trabalho que desejam ampliar e aprofundar o seu conhecimento na área da gestão comercial.
 
Já o tecnólogo em Gestão Pública pode atuar em instituições públicas, nas esferas federal, estadual ou municipal. Suas atividades centram-se no planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas.
 
EaD no IFRO
 
A expertise do IFRO em ofertar cursos de educação a distância iniciou há dez anos. “Uma das maiores vantagens de estudar EaD é a flexibilidade, tanto de tempo, como de local para assistir às aulas. Nos cursos a distância, os professores expõem os conteúdos ao vivo, via internet, em determinado horário que você pode assistir de qualquer local.
 
Caso você não possa assistir naquele momento, não tem problema. As aulas são gravadas e disponibilizado juntos com outros materiais para serem acessados no melhor horário possível”, explica o Diretor de Educação a Distância (DEaD/IFRO), Aloir Pedruzzi Junior.
 
No início da oferta dos cursos na modalidade EaD, eram apenas sete polos de educação a distância (Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Colorado do Oeste e Guajará-Mirim) ofertando os primeiros cursos técnicos do Instituto. Nesta década, o IFRO ampliou sua abrangência para cursos de graduação e pós-graduação, e mais que isso, ultrapassou as fronteiras de Rondônia, alcançando outras regiões.
 
Com a consolidação da metodologia de ensino a distância e de sua estrutura para oferta de cursos, o IFRO tem assinado novos termos de cooperação técnica. Com isso, a instituição consegue contribuir para levar educação de qualidade e formação técnica de forma assíncrona, em que cada aluno seja um elemento importante neste processo, estudando no momento do dia que é mais apropriado a ele.
 
Dessa forma, cada aluno pode assistir às aulas no momento e no local que forem mais adequados para si, poder conciliar outras responsabilidades, como emprego e família, e a graduação tal almejada”, pontua Aloir.
 
Seleção
 
As 1.370 vagas são distribuídas em 320 vagas em oito campi do IFRO e 1.050 vagas em 53 polos do IFRO nos estados de Rondônia, Paraíba e Pernambuco e também na Bolívia. A modalidade educação a distância oferecida pelo IFRO prevê encontros presenciais semanais (quando os efeitos da pandemia tiverem passado para as atividades presenciais da educação em cada uma das regiões com oferta), e o restante das atividades em ambiente virtual de ensino (AVA).
 
Para concorrer a essas vagas é necessário ter concluído, sem dependências, o ensino médio até a data da matrícula. As aulas serão ofertadas na modalidade EaD, porém, com obrigatoriedade de encontros semanais de forma presencial no campus ou no Polo no qual o aluno estiver matriculado. “É importante ressaltar que na Graduação as avaliações da disciplina são feitas de forma presencial no polo escolhido no ato da matrícula”, explica o Diretor da DEaD.
 
A previsão é de que o Resultado Final e a Convocação da Pré-Matrícula da 1ª Chamada sejam divulgados no dia 5 de julho de 2021 (após as 18 horas). Mais informações podem ser conferidas no Edital 45/2021, disponível neste link AQUI.
 
PSS IFRO 2021/2
 
Além das vagas ofertadas para a modalidade educação a distância, o Processo Seletivo Simplificado (PSS 2021/2) para ingresso no 2º semestre de 2021 prevê também vagas para a educação presencial (com aulas remotas enquanto as atividades presenciais estiverem suspensas durante a pandemia).
 
São ofertadas no total do certame 1.810 vagas, distribuídas em 13 cursos, nas modalidades presencial e EaD, em três níveis de ensino: concomitante e subsequente ao ensino médio e graduação. Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de junho de 2021. 
 
Neste certame não haverá aplicação de provas avaliativas. A seleção para o curso técnico concomitante ao ensino médio levará em conta o desempenho do candidato nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, do 7º ao 9º ano do ensino fundamental.
 
No caso dos cursos técnicos subsequentes e dos cursos de graduação, o critério de classificação será baseado no desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia, do 1º ao 3º ano do ensino médio.
 
Em ambos os casos, o documento de comprovação das notas poderá ser o Histórico Escolar regular, o Certificado Encceja, o Certificado de Provão ou o Boletim/Certificado de conclusão via notas no Enem.
 
Mais informações
 
Para mais informações sobre o edital de cada modalidade, acesse os endereços abaixo:
 
Cursos de Graduação acesse AQUI.
 
Cursos de Graduação (EaD) acesse AQUI.
 
Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio acesse AQUI.
 
Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio acesse AQUI.
 
Em caso de eventuais dúvidas ou de necessidade de esclarecimentos, os candidatos e seus pais (ou responsáveis) poderão entrar em contato com o e-mail: processo.seletivo@ifro.edu.br ou com o e-mail da unidade que oferta o curso desejado. Todos os contatos para atendimento podem ser conferidos no Anexo VI de cada edital.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS