379 VAGAS: Edital para o concurso da Polícia Civil de Rondônia é autorizado

A seleção será realizada através de prova objetiva, prova de títulos, teste físico e prova oral para alguns cargos

 

O concurso da Polícia Civil, autorizado pelo Governo de Rondônia no final de 2020, terá 379 vagas disponíveis em seis cargos, sendo o de agente de polícia o com o maior número de vagas. De acordo com o Estado, será exigido nível superior completo em todas as áreas.

 
Veja as vagas que serão ofertadas:
 
10 vagas para delegado,
10 para médico legista,
175 para agentes de polícia,
120 para escrivão,
50 para perito papiloscopista e
14 para técnico em necropsia.
 
 
A seleção será realizada através de prova objetiva, prova de títulos, teste físico e prova oral para alguns cargos.
 
O Governo também informou que os procedimentos necessários para o andamento do concurso estão sendo realizados, como a contratação da empresa que vai executar o certame.
 
 
Confira as atribuições e requisitos de cada área com base nos últimos concursos realizados:
 
Delegado
 
ATRIBUIÇÕES: dirigir as atividades administrativas, de pessoal, logísticas e operacionais; instaurar e presidir Inquéritos Policiais, Termos Circunstanciados, procedimentos de apuração de ato infracional, lavrar Autos de Prisão em prisão em flagrante ou de apreensão de adolescente e outros procedimentos; concede liberdade provisória aos presos que atuarem em flagrante delito (com fiança ou sem fiança), entre outros.
 
 
REQUISITOS: Diploma em curso de nível superior completo de bacharel em Direito, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC, exigindo-se, no mínimo, três anos de atividade jurídica. A exigência de tempo de atividade jurídica será dispensada para os que contarem com, no mínimo, três anos de efetivo exercício em cargo de natureza policial.
 
 
Médico Legista
 
ATRIBUIÇÕES: supervisionar e executar perícias médico-legais em geral; realizar pesquisas de novos métodos na área de medicina legal e produzir estudos, informações e pareceres técnicos; executar necropsias ou exames necroscópicos em humanos, em partes de cadáveres putrefeitos e esqueletizados; executar perícias de exumação; coletar amostras biológicas de humanos, realizar exames perícias em vivos, entre outros.
 
REQUISITOS: Diploma devidamente registrado pelo órgão competente de conclusão de curso de graduação em Medicina, Registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH)- categoria “B”, no mínimo.
 
Agente de Polícia
 
ATRIBUIÇÕES: proceder diligências investigatórias e do serviço policial; efetuar prisões de pessoas em flagrante e cumprir mandados judiciais de prisão; conduzir presos e remanejá-los por meio de escoltas, proceder à realização de busca e apreensão, interceptações telefônicas, infiltrações, ação controlada, captação ambiental de sinais eletromagnéticos, ópticos ou acústicos; dirigir veículos automotores em diligências e missões; manusear arma de fogo do acervo policial e apreendido, entre outros.
 
REQUISITOS: Graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e possuir CNH-categoria “B”, válida.
 
Escrivão de Polícia
 
ATRIBUIÇÕES: formalizar os atos e determinações do Delegado de Polícia Judiciária; fiscalizar os trabalhos cartorários das delegacias; expedir, mediante requerimento certidões, traslados, requeridos por interessados, pelo Poder Judiciário, Ministério Público ou autoridades administrativas competentes; reduzir a termo, declarações apresentadas por pessoas relacionadas a procedimentos investigatórios, entre outros.
 
REQUISITOS: Graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e possuir CNH – categoria “B”, válida.
 
Perito Papiloscopista
 
ATRIBUIÇÕES: realizar perícias oficiais, assim como as papiloscópicas, necropapiloscópicas e prosopográficas, elaborando os seus respectivos laudos; coletar vestígios papilares encontrados em locais de crimes,; realizar pesquisas laboratoriais com reagentes para revelação de impressões e fragmentos papilares, bem como para regeneração de tecidos; elaborar retratos falados, projeções de rejuvenescimento e envelhecimento, disfarces, representação facial, entre outros.
 
REQUISITOS: Graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e possuir CNH-categoria “B”, válida.
 
Técnico em Necropsia
 
ATRIBUIÇÕES: remover e transportar cadáveres do local em que se encontrem até o Instituto Médico-Legal – IML; auxiliar o médico nas necropsias e exumações; auxiliar nas operações e dissecações, recomposições, suturas e pesagem de cadáveres, sob orientação direta do médico-legista; registrar a entrada e saída dos cadáveres no IML.
 
REQUISITOS: Graduação de nível superior completo, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e possuir CNH-categoria “B”, válida.
 
 
Desafio PCRO - Semana da Aprovação
 
Se você deseja saber tudo sobre o concurso da Polícia Civil de Rondônia e se preparar para o certame, não deixe de participar do Desafio PCRO - Semana da Aprovação promovido pelo Gabarito Concursos e Agora Eu Passo. O desafio começa dia 18/02/2021 com uma série de lives transmitidas pelo Youtube com materiais para download totalmente gratuitos. Para saber mais e se cadastrar no evento entre no link abaixo.
 
 
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS