Provimento: 25 de outubro de 2020.
A segunda etapa do concurso TJ SC é de prova escrita e prática, que acontecerá no provável dia 10 de janeiro de 2021. Essa também terá duração de seis horas e será constituída de quatro questões discursivas acerca do conteúdo programático. A avaliação poderá abordar ainda:
A aplicação da legislação relacionada de entendimento doutrinário e jurisprudencial;
Resolução de um caso prático ou situação problema.
Durante a realização da prova, os candidatos serão permitidos a fazer consulta à legislação, desde que não seja comentada ou anotada.
Comprovação de Requisitos para Outorga
Aqueles que forem aprovados nas duas primeiras etapas serão convocados a apresentar requerimento de Inscrição Definitiva. Nesta etapa do concurso TJ SC, os candidatos deverão apresentar duas fotos 3x4 recentes e currículo atualizado. Quem estiver inscrito na modalidade por provimento deverá entregar também:
Prova de conclusão
Declaração de que se beneficiará da hipótese contemplada pela Súmula 266 do STJ; ou
Prova de que tenha completado dez anos de exercício em serviço notarial ou de registro.
Já os inscritos do concurso TJ SC na modalidade por remoção apresentarão:
Certidão que comprove o exercício da atividade notarial ou de registro, por mais de 2 (dois) anos expedida pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Santa Catarina;
Prova de regularidade da serventia, mediante certidões negativas das receitas Federal (inclusive Previdência Social), Estadual e Municipal, FGTS e débitos trabalhistas.
Exames e Análise Documental
Após a aprovação na terceira etapa, os candidatos serão convocados para exames de aptidão física, mental e psicológica.
Prova Oral
A quinta etapa do concurso TJ SC será uma prova oral valendo 10 pontos. A ordem da avaliação será dada por meio de sorteio para cada uma das modalidades. Os candidatos serão analisados pelos seus conhecimentos técnicos nas diferentes áreas do Direito. Assim, a banca examinadora irá considerar:
Domínio do conhecimento;
Adequação à linguagem;
Articulação do raciocínio;
Capacidade de argumentação.
Avaliação de Títulos
Por último, os candidatos do concurso TJ SC serão submetidos a uma avaliação de títulos, por meio dos documentos enviados online. A pontuação será dada de acordo com a formação acadêmica e tempo de serviço na área:
Exercício da advocacia ou de delegação, cargo, emprego ou função pública privativa de bacharel em Direito (mínimo de três anos): 2,0 pontos;
Exercício de serviço notarial ou de registro, por não bacharel em direito (mínimo de 10 anos): 2,0 pontos;
Exercício do Magistério Superior na área jurídica por concurso/seletivo (mínimo de cinco anos): 1,5 ponto;
Exercício do Magistério Superior na área jurídica sem concurso/seletivo (mínimo de cinco anos): 1,0 ponto;
Doutorado em Direito ou em Ciências Sociais ou Humanas: 2,0 pontos;
Mestrado em Direito ou em Ciências Sociais ou Humanas: 1,0 ponto;
Especialização em Direito (360 horas): 0,5 ponto;
Exercício das atribuições de conciliador voluntário em unidades judiciárias, ou na prestação de assistência jurídica voluntária (mínimo 16h mensais por um ano): 0,5 ponto;
Período de serviço prestado, em qualquer condição, à Justiça Eleitoral em três eleições: 0,5 ponto.
Edital e mais informações
Em março foi lançado um edital de concurso TJ SC, organizado pela Fundação Carlos Chagas. No entanto, esse foi suspenso por causa da pandemia decoronavírus.
Confira o edital completo n° 5/2020 no
site da FGV Conhecimento e fique por dentro de todos os detalhes. No Anexo I você poderá ver todas as serventias vagas e as respectivas cidades de lotação.