ACHE CONCURSOS - Os trâmites para o aguardado concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) foram retomados a todo vapor. Isso porque o órgão já havia definido o
Cebraspe como banca organizadora da nova seleção ainda no mês de março, antes do início da pandemia do novo coronavírus no país. A partir daí, as movimentações para lançamento do edital travaram. Agora, o novo concurso será retomado e terá 1.800 vagas, 600 delas para provimento imediato e outras 1.200 no cadastro de reserva, com chamadas a serem feitas nos próximos anos.
O Diretor-Geral da PCDF, Delegado Robson Candido, informou em seu perfil numa rede social, que os responsáveis estão preparando o edital para Agente de Polícia do DF com a intenção de publicar o documento em junho de 2020 pelas vias oficiais.
Assim, os graduados que sonham em ingressar na PCDF podem acelerar os estudos e acompanhar as próximas decisões sobre o concurso, pois o edital deverá se publicado nas próximas semanas. Veja o anúncio do Diretor-Geral:
delegadorobsoncandido: "Boa noite! Estamos trabalhando para publicar o edital do concurso de Agente de Polícia do DF nesse mês de junho."
Sobre a carreira de Agente Policial do DF
Para trabalhar na PCDF como Agente de Polícia é necessário possuir curso superior completo em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação. O salário inicial para o cargo é de R$ 8.284,55.
Segundo o
Portal da Transparência do estado, a PCDF pode ter em seu quadro de servidores o total de 5.649 profissionais atuando como Agente de Polícia, mas desse total há 3.256 cargos vagos no órgão atualmente.
Sobre o concurso público de 2020
A PCDF irá contratar de forma imediata 600 aprovados no concurso e formará cadastro reserva com 1.200 vagas para suprir a necessidade de pessoal conforme a necessidade do órgão.
O contrato com a banca Cebraspe, que possui validade de quatro anos, não custará nada para os cofres públicos, visto que a empresa será paga com a captação das taxas de inscrições.
Último certame para Agente foi realizado em 2013
O Cespe (atual Cebraspe) realizou o último concurso público para Agente de Polícia do DF em 2013, ofertando 300 vagas imediatas A remuneração na época era de R$ 7.514,33 para carga de 40 horas semanais.
Os candidatos passaram por 9 etapas ao todo, sendo elas: Provas objetivas, Prova discursiva, Prova de capacidade física, Exames biométricos e avaliação médica, Avaliação psicológica, Sindicância de vida pregressa e investigação social, Avaliação de títulos e Curso de Formação Profissional.
As provas objetivas foram compostas por questões do tipo "Certo/Errado" que valeram de 0 a 120 pontos. Veja o conteúdo programático do último concurso:
Língua Portuguesa;
Informática;
Raciocínio Lógico;
Atualidades;
Conhecimentos Específicos: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Extravagante.