BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

CRIATIVIDADE: Conheça alguns dos principais editais de Inovação Aberta

As iniciativas incluem desafios e editais com aporte financeiro para ações de alto impacto

NEORADAR

28 de Abril de 2020 às 16:22

Foto: Divulgação

 

Conheça os principais programas de Inovação Aberta que estão em andamento. Alguns deles, inclusive, buscam soluções inovadoras para minimizar os efeitos da Covid-19. As iniciativas incluem desafios e editais com aporte financeiro para ações de alto impacto. Conheça todas elas a seguir:

 

Mining Lab Challenge COVID-19

 

O edital visa o desenvolvimento de projetos para o enfrentamento do coronavírus. Estão sendo buscadas soluções para preservar os diferentes profissionais que trabalham em ambientes hospitalares e soluções que permitam que os pequenos municípios se prepararem para conter a propagação do vírus e enfrentem a crise de maneira mais eficiente.

O Mining Lab Challenge COVID-19 é uma parceria da Nexa Resources com o Instituto Votorantim, a Beneficência Portuguesa de São Paulo e a Neo Ventures. Saiba mais informações clicando aqui.

 

Desafios Enap

 

O Desafios é uma iniciativa do laboratório de inovação em governo GNova, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que oferece ajuda aos gestores públicos para inovar junto com a sociedade, aproveitando a inteligência coletiva para diminuir as inseguranças do processo de inovação e aumentar as chances de sucesso.

Os desafios em aberto consistem na busca de soluções para minimizar os efeitos da pandemia, tanto na melhoria da eficiência do sistema de saúde, quanto na diminuição dos impactos econômicos. Saiba mais informações clicando aqui.

 

Edital de Inovação para a Indústria

 

O Edital de Inovação para a Indústria financia o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, além de promover a otimização da segurança e saúde na indústria.

 

O programa é uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Saiba mais informações clicando aqui.

 

Edital Fundeci

 

A iniciativa do Banco do Nordeste do Brasil S.A. tem como objetivo contribuir para a pesquisa e inovação voltados para o combate do coronavírus e os efeitos provocados por ele, fomentando o desenvolvimento de soluções inovadoras. Saiba mais informações clicando aqui.

 

Vallourec Open Innovation Challenge

 

A Vallourec Tubos do Brasil está em busca de ideias para o combate da epidemia. A empresa busca soluções para atuar na prevenção e higienização de ambientes compartilhados e assegurar a higiene pessoal e segurança. Saiba mais informações clicando aqui.

 

Super desafio COVID-19

 

O desafio, realizado pela 100 Open Startups, busca soluções inovadoras nas mais variadas áreas: trabalho a distância e home office, saúde e tratamentos, varejo, comércio e logística, educação, informação e conscientização, entretenimento, mobilidade, entre outras áreas relacionadas ao coronavírus. Saiba mais informações clicando aqui.

 

M-Start Ciclo 4

 

O M-Start é o programa de Inovação Aberta do Mining Hub, o primeiro hub da mineração do mundo, que, em parceria com a Neo Ventures, soluciona desafios comuns ao setor propostos pelas mineradoras credenciadas.

 

O M-Start tem duração de 6 meses, sendo 1 de planejamento e 5 de implantação das PoCs (Provas de Conceito) e os seus desafios são divididos dentro de 6 grandes temáticas: Desenvolvimento Social; Eficiência operacional; Fontes de Energia Alternativa; Gestão de Água; Gestão de Resíduos e Rejeitos; Saúde e Segurança Operacional. Saiba mais informações clicando aqui.

 

Desafio Inovação Aberta – Embrapa Gado de Leite

 

No Desafio da Embrapa Gado de Leite, empresas, instituições e demais agentes do setor produtivo podem submeter propostas na forma de pitch para desenvolver soluções tecnológicas voltadas à cadeia produtiva do leite. Saiba mais informações clicando aqui.

 

Programa de Inovação Aberta do iCON Hub – Ciclo 1

 

O iCON Hub, hub da Construção Civil que foi idealizado pelo SindusCon-SP em parceria com a Neo Ventures, lançou seu primeiro edital de Inovação Aberta. O programa é um importante canal utilizado pelas empresas parceiras do hub para lançar seus desafios organizacionais e tecnológicos internos ao mercado, em larga escala, visando soluções de impacto de forma ágil e no mais alto nível de viabilidade técnica e financeira. Saiba mais informações clicando aqui.

 

Programa Lab Procel

 

O Procel é um programa de governo federal, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado pela Eletrobras, que tem como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica e combater o seu desperdício.

 

O Programa Lab Procel tem como objetivo fomentar e intermediar oportunidades para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica junto a startups, micro e pequenas empresas inovadoras, a fim de estruturar negócios e disponibilizar para a sociedade soluções com ênfase na eficiência energética. Saiba mais informações clicando aqui.

 

Do it: now 2020

 

 

O Do it Now é um evento voltado para troca de experiências, networking e aprendizado entre empreendedores, empresários e interessados em ferramentas, técnicas, práticas e inovações que as empresas utilizam para aprimorar a gestão de negócios, construindo histórias reais de sucesso.

No evento, serão selecionadas 9 startups para se apresentarem e as 3 melhores receberão prêmios em dinheiro. Para participar, é necessário apresentar uma solução para as áreas de recursos humanos, serviços financeiros ou mobilidade. Saiba mais informações clicando aqui.

 

Congonhas for Science

 

O Congonhas for Science é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Congonhas em parceria com a Neo Ventures que consiste em um desafio científico para projetos de pesquisas de todas as áreas do conhecimento.

O programa tem o propósito de gerar visibilidade para a qualidade do trabalho científico desenvolvido nas instituições de ensino técnico e superior, bem como criar oportunidade para a aplicação prática destas pesquisas na criação de soluções inovadoras em diversas áreas do conhecimento. Saiba mais informações clicando aqui.

 

Congonhas Lab

O Congonhas Lab é um programa de pré-aceleração realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Congonhas em parceria com a Neo Ventures.

O programa tem como objetivo transformar ideias inovadoras em negócios de alto impacto, através de metodologia intensiva, onde os empreendedores vivenciam todas as fases de desenvolvimento de uma startup. Saiba mais informações clicando aqui.

 

Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS