Encerradas no último dia 4 de outubro, as inscrições para a seleção de estagiários do Tribunal de Justiça de Rondônia totalizaram 8.096, sendo 4.293 para o ensino médio, novidade que representa uma conquista social para muitos jovens. ¿Há muito nossos estudantes aguardam a oportunidade de aperfeiçoamento e o ingresso no mercado de trabalho. O Poder Judiciário pode oferecer isso agora¿, destacou o presidente do TJRO, desembargador Roosevelt Queiroz Costa.
A aplicação das provas será no dia 21 de outubro em todas as comarcas, já que o concurso de estagiários atinge todo o estado. Os locais e os horários de realização das provas objetivas serão divulgados no endereço eletrônico www.tjro.jus.br. Os candidatos poderão doar 1 quilo de alimento não perecível (exceto sal), para ser entregue a uma instituição assistencial indicada pelo Poder Judiciário do Estado de Rondônia.
No total os candidatos disputam 927 vagas distribuídas para o ensino médio, e também para o ensino superior nos cursos de administração, arquitetura, ciências contáveis, comunicação social, direito, economia, engenharia civil, engenharia elétrica, informática, matemática, pedagogia, psicologia e serviço social. 10% das vagas são reservadas aos Portadores de Necessidades Especiais.
Conforme o edital 2012.1, que trata do concurso de seleção e das condições de aperfeiçoamento profissional oferecido aos jovens com idade mínima de 16 anos, a jornada diária será de cinco horas, 25 horas semanais. Assim que convocados os estagiários passarão a receber a bolsa no valor de 450 reais para alunos do ensino médio e 950 para os de ensino superior. Nos dois casos somam-se a esse valor 100 reais de auxílio transporte.
A publicação do resultado final será feita no dia 9 de novembro, no Diário da Justiça do Tribunal. O processo seletivo para estagiários é regulado pela Lei n. 11.788/2008 e pela Resolução 026/2012-PR (TJ).
Inscrições homologadas
Por meio do edital 002/2012, o Poder Judiciário divulgou nesta terça-feira, 9, a lista dos mais de 8 mil candidatos que tiveram as inscrições homologadas pela comissão que organiza o certame. Com a publicação, o prazo de recurso para inscrições não homologadas passa a ser até o dia 10/10/2012.