Em sua terceira edição, o Concurso de Redação visa conscientizar as
crianças e os adolescentes em relação à participação política e ao Meio Ambiente
Com o tema “A gente quer inteiro e não pela metade”, o TRE de Rondônia, com o apoio da Santo Antônio Energia, promove o III Concurso de Redação, com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes de 10 a 17 anos a acompanhar as políticas públicas de meio ambiente. Nas edições anteriores, o concurso explorou ”O voto e a cidadania” e ”A juventude e os partidos políticos”. A III edição do Concurso de Redação, que faz parte do programa Eleitor do Futuro coordenado pelo TRE-RO, está marcada para o dia 11 de outubro, às 9 horas, simultaneamente nos municípios de Porto Velho, Alvorada do Oeste, Cacoal, Colorado do Oeste, Machadinho do Oeste e Santa Luzia do Oeste.
“Esta parceria da Santo Antônio Energia é muito valiosa para o Estado de Rondônia, pois permite conscientizar os jovens a respeito da transformação sócio-ambiental do Estado com a chegada de grandes empreendimentos, como a Usina Hidrelétrica Santo Antônio”, afirma Elizabeth Afonso de Mesquita, Supervisora do Programa Eleitor do Futuro.
O Concurso de Redação é promovido a cada dois anos pelo TRE-RO e constitui um grande desafio para os alunos participantes. “Sabemos como é importante estimular a consciência política das crianças e jovens ainda durante o período de formação, já que, futuramente serão eles os responsáveis por decidir os rumos do País”, destaca Zaccaria Junior, Relações Institucionais da empresa. Os inscritos no concurso assistem à palestra e participam de debate sobre o tema escolhido, capacitando-se a desenvolver uma redação, em sala de aula, no dia determinado. Os dez melhores recebem prêmios em dinheiro que variam de R$ 1.300,00 a R$ 200,00. Além disso, a cada edição do Concurso de Redação é elaborado um livro que com as redações premiadas, divididas em três categorias, por faixas-etárias: 6º e 7º ano, 8º e 9º ano e Ensino Médio.
As inscrições para participar do III Concurso de Redação podem ser feitas até 11 de setembro, nas escolas participantes (públicas e privadas). Cada uma pode ter cinco alunos por categoria.
Mais informações disponíveis no site www.tre-ro.gov.br.