A Universidade Federal de Rondônia (UNIR), através de uma parceria com o Nintai Dojo, está com inscrições abertas para aulas gratuitas e presenciais de ‘Aikido Shimbukan’, uma arte marcial japonesa que foca na harmonização da energia pessoal e na resolução não violenta de conflitos. As atividades são realizadas no Campus de Porto Velho, às terças e quintas-feiras, das 12h às 13h.
As aulas acontecem na Sala de Espelhos do Centro de Práticas Esportivas Universitárias (CEPEU). Não é necessário realizar inscrição prévia - interessados devem apenas comparecer ao local no horário das aulas utilizando roupas confortáveis e flexíveis que permitam a prática de movimentos.
As sessões serão conduzidas pelo professor Alexandre de Almeida e Silva (sensei), e abertas a alunos, servidores e também à comunidade em geral. O grupo responsável, Nintai Dojo, é vinculado ao Instituto Shimbukan de Aikido e mantém uma trajetória de disseminação da prática no ambiente universitário.
O sensei Alexandre relata que ‘nintai’ significa perseverança e que a ideia sempre foi oportunizar a prática de aikido no ambiente universitário ao longo dos anos, visando proporcionar um espaço para treino do corpo, mente e espírito focados numa arte marcial efetiva, suave e adequada a todas as pessoas.
Nesse processo inicial, ele também ressalta uma frase do antigo sensei Breno Oliveira: “Não receies o progresso lento, receies ficar parado”.
Serviço
O quê: Aulas gratuitas de Aikido Shimbukan
Quando: Terças e quintas-feiras, das 12h às 13h.
Onde: Sala de Espelhos do CEPEU (Campus UNIR PVH, BR-364)
Quanto: Gratuito; vestir roupas flexíveis