Um morador do bairro Flodoaldo Pontes Pinto, em Porto Velho (RO), denunciou nesta segunda-feira (3) que um apartamento localizado na Rua Frederico de Freitas, estaria lançando água de fossa diretamente na via pública, causando mau cheiro, buracos na pavimentação e risco à saúde dos moradores.
Segundo o denunciante, o problema persiste há meses, mesmo após diversas reclamações registradas junto à Prefeitura de Porto Velho. Ele afirma já ter feito por volta de 20 denúncias sem retorno efetivo dos órgãos de fiscalização.
'A rua era bem bonita, foi recapeada recentemente. Agora está cheia de crateras por causa da água que escorre da fossa. De tanto os carros passarem, o asfalto cedeu e abriu buracos', relatou o morador.
Além do desconforto com o odor forte e a sujeira, os moradores temem contaminações e danos estruturais.
A legislação municipal proíbe o despejo de efluentes sanitários em vias públicas, sendo considerado crime ambiental. A prática pode gerar multas e outras penalidades aos responsáveis.
Enquanto o problema não é solucionado, moradores da região pedem intervenção urgente do poder público, com fiscalização, reparo da pavimentação e medidas sanitárias que impeçam o agravamento da situação.