Os cidadãos de Porto Velho estão encontrando dificuldades para emitir o RG na cidade. De acordo com a população, o problema começa no momento de agendar uma vaga para atendimento, que só pode ser feito através do site e com disponibilidade de horários a partir das 15h. No entanto, muitos relatam que nunca há vagas disponíveis para a emissão do RG.
Funcionários do Tudo Aqui informam que o sistema de agendamento começa a liberar as vagas a partir das 14h45, recomendando que as pessoas acessem nesse horário para conseguir o agendamento. Apesar disso, a falta de vagas tem gerado frustração, especialmente entre os jovens que estão entrando no mercado de trabalho e perdendo oportunidades de emprego por não conseguirem emitir o documento essencial para a contratação.
Este problema tem afetado diretamente a vida dos portovelhenses, que dependem do RG para diversas necessidades cotidianas, incluindo a inserção no mercado de trabalho. A população espera por uma solução que torne o processo de agendamento mais acessível e eficiente.
Nota de Esclarecimento
A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) esclarece que as emissões da carteira de identidade nacional (CIN), seguem os critérios de agendamento diário, sendo estas por meio do portal do cidadão - portaldocidadao.ro.gov.br e ações documentos itinerantes por todo estado, totalizando cerca de 840 pessoas Cadastradas diariamente, para Confecção da CIN, por dia nos pontos de atendimento.
A CIN é gratuita e no estado de Rondônia é entregue em até 10 dias para o cidadão, sendo este um processo rápido em vista dos demais estados do Brasil.
Ressaltamos que as identidades anteriores à nova CIN, possuem validade até o ano de 2032, de forma que a população possui tempo hábil para atualização da mesma.
Em caso de dúvidas e informações adicionais para saber quais os critérios para emissão da nova CIN, entrar em contato através do e-mail: suportecin@iicc.ro.gov.br