RESOLUÇÕES: Urbano Norte e Iule Vargas chegam em acordo após caso de constrangimento

Iule estava de muletas quando pediu para sentar no banco do carona. Motorista do aplicativo disse: “cada um com seus problemas, né? Isso é problema seu” e cancelou a corrida

RESOLUÇÕES: Urbano Norte e Iule Vargas chegam em acordo após caso de constrangimento

Foto: Instagram de Iule Vargas e divulgação de Urbano Norte / Colagem Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Depois de ser humilhada por uma motorista da Urbano Norte, a vexação de Iule Vargas chegou ao fim nesta quinta (27). Professora do ensino superior e pré-candidata ao cargo de vereadora em Porto Velho (RO) pela coligação REDE/PSOL, a jornalista foi vítima de um constrangimento ao pedir uma corrida pelo aplicativo em novembro de 2023.
 
À época, Iule se recuperava de uma cirurgia do fêmur - que se fez necessária para tratar um câncer -, que impedia que ela dobrasse o joelho. Ela andava com o apoio de muletas e solicitou uma corrida pelo aplicativo da Urbano Norte. Ao explicar sua situação para a motorista - uma mulher que não teve o nome divulgado -, pediu para se sentar no banco do carona. A motorista, antes de cancelar a corrida na cara da professora, disse: “Cada um com seus problemas, né? Isso é problema seu.” 
 
 
Rondoniaovivo registrou a situação depois que Vargas tornou o caso público utilizando as redes sociais. Tanto ela quanto o jornal receberam dezenas de relatos similares ao da jornalista. À época, ela entrou em contato com o suporte da Urbano Norte pelo aplicativo. “Eles falaram que registraram a queixa e que eu não pegaria mais corridas com ele ["o" motorista que cancelou a corrida de Iule era mulher] - ou seja, nem leram a mensagem”, disse Iule para a reportagem.
 
A jornalista então registrou uma ação no Ministério Público do Estado de Rondônia. De acordo com a memória da reunião registrada pelo MP/RO nesta quinta (27), a Urbano Norte afirma que, ainda na época do ocorrido, advertiu a motorista que constrangeu Iule, suspendeu-a de fazer corridas e ofereceu atendimento psicológico para a profissional.
 
 
Depois de sete meses, cessou-se o imbróglio. Pelos danos morais que sofreu, Iule receberá uma indenização extrajudicial paga pela Urbano Norte - que deve cobrir as despesas aproximadas que a jornalista teve se deslocando para sessões de tratamento de saúde durante o período de um mês. A Urbano Norte também prometeu criar um ‘compliance’ (guia de disciplinas e ética empresarial, em tradução livre) na companhia. A empresa tem um prazo de 30 dias para apresentar um plano de ação afimativa, além de elaborar um projeto que reforce uma política positiva para motoristas que atenderem passageiros LGBTQIA+ e com necessidades especiais (como idosos, pessoas com deficiência e outros).
 
Para Rondoniaovivo, Iule expressou alívio e satisfação - e demonstrou empatia com a classe dos motoristas de aplicativo, apesar do ocorrido. “Fiquei muito feliz com a decisão. É importante destacar que isso é uma pauta nacional, em virtude que os motoristas [de aplicativo] não são regidos pela CLT mas por um ‘contrato de regimento interno’. [...] Eles são prejudicados por isso também. Por serem apenas ‘motoristas parceiros’ e não serem regidos pela CLT, eles também perdem direitos. Também lutei para que eles tenham os direitos honrados.”

Galeria de Fotos da Notícia

RESOLUÇÕES: Urbano Norte e Iule Vargas chegam em acordo após caso de constrangimento

RESOLUÇÕES: Urbano Norte e Iule Vargas chegam em acordo após caso de constrangimento

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS