FÍSICA E MEIO AMBIENTE: Dissertação de mestrado vira capítulos de livro e é aplicada em aulas virtuais

Estudo aborda demandas crescentes e forma de “cuidar” do planeta

FÍSICA E MEIO AMBIENTE: Dissertação de mestrado vira capítulos de livro e é aplicada em aulas virtuais

Foto: Professor Maicon Maciel em sala de aula - Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O mundo tem passado por modelos ambientais e tecnológicos, onde há uma divisão entre querer produzir para atender a demandas crescentes, e por outro, lado cuidar de forma sustentável do nosso planeta Terra.

 

Pensando nisso, o programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, por meio de dissertação do professor Maicon Maciel Ferreira de Araújo orientado pelo professor doutor Ariel Adorno de Sousa, do departamento de Física da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e atualmente diretor do Núcleo de Ciências Exatas e da Terra (NCET), produziu uma dissertação de mestrado intitulada “AS FACES DA ENERGIA : CONSTRUÇÃO DE UMA MINICIDADE LÚDICA A LUZ DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM CONSTRUTIVISTA”, publicada pela Editora Schreiben.

 

A dissertação contém primeira parte voltada para teoria física dos conceitos de energia e vem acompanhada de uma segunda parte, que é o produto educacional em si, um manual didático de montagem de uma cidade, cujos bairros destacam as faces das transformações de energia.

 

Além disso, considerando a necessidade de um ensino de física lúdico, o produto educacional traz consigo uma maquete jogável, que utiliza dado de seis faces, e também contém pelo caminho perguntas baseadas em modelo do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

 

Divulgação

 

A dissertação de mestrado foi adaptada e publicada como dois capítulos de livro da coletânea “ESTUDOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO, ARTES E CULTURA ATÉ 2034”, conforme capa abaixo.

O capítulo três foi denominado “PROJETO CIÊNCIA NA ESCOLA E O IMPACTO NOS AGENTES MULTIPLICADORES”, onde foi descrito o desenvolvimento desde o início do projeto ciência desenvolvido em uma unidade escolar da rede estadual de ensino, onde criou-se um grupo de agentes multiplicadores dentro do próprio meio discente.

 

O capítulo relata o desempenho e retorno que esses estudantes obtiveram durante a participação no Projeto Ciência na Escola.

 

No capítulo 7, chamado de “MANUAL DE CONSTRUÇÃO DE UMA MINICIDADE JOGÁVEL COMO INVESTIGAÇÃO DAS FACES DA ENERGIA”, temos um resumo do manual de construção da minicidade.

 

Agora com uma reescrita adaptada a coletânea e com ponderações e adições de aplicação do produto educacional.

 

Professores Hélio Carneiro (à direita) e Maicon Maciel (à esquerda) "brincam" com maquete jogável - Foto: Divulgação

 

Sala de aula

 

O produto educacional foi absorvido para aulas da Mediação Tecnológica, Coordenadoria da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), gravada pelos professores ministrantes Hélio Carneiro e Maicon Maciel.

 

A dissertação foi absorvida como material instrucional e serviu para gravação de aulas da “Trilha de Aprofundamento de Movimento Sustentável”.

 

As aulas gravadas explicam o básico sobre conceitos de energia, suas transformações, explicam sobre a construção dos bairros, onde cada bairro contém uma faceta da energia. Além disso, as aulas explicam a construção dessa maquete de física jogável.

 

Por meio dessas aulas, o alcance do material chegará a inúmeras escolas ribeirinhas, quilombolas, indígenas e de campo em Rondônia.

 

“Isso dará um destino alinhado com a proposta do MNPEF, que é produzir algo dentro da física que consiga de alguma forma impactar o fazer docente e transformar aulas de Física mais contextualizadas e alinhadas com o paradigma ambiental”, explicou o professor Maicon Maciel.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS