Ecos de Rondônia - por Mario Quevedo

Ecos de Rondônia - por Mario Quevedo

Foto: Mario Quevedo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

NOVIDADE
 
A coluna não poderia começar de forma diferente nesta semana, pois está sendo lançada justamente no dia em que um assunto de expressão tomou conta do cenário político de Vilhena, onde o autor está instalado: o lançamento da pré-candidatura de Sandra Melo, esposa do senador Jaime Bagattoli, ao Executivo do “Portal da Amazônia”.
 
 
EMBOLOU
 
O ingresso de Sandra no jogo sucessório cria um panorama em que três forças políticas poderosas poderão estar disputando a Prefeitura Municipal vilhenense com certo equilíbrio de poder. Os outros dois atores são o prefeito Flori Cordeiro, que conquistou 30 mil votos nas eleições suplementares do ano passado; e os Donadon, seja lá com que face se apresentem para concorrer, ainda tendendo que esse rosto seja o de Rosani Donadon, a ex-prefeita apeada do cargo quatro anos atrás.
 
 
OUTSIDER 
 
 
No entanto, esta configuração abre caminho não para uma terceira, mas uma “quarta via”, que pode surgir sem atrelamento a nenhum desses grupos, e acabar capitalizando a rejeição de todos eles, no fim “comendo a paca”, como se fala no interior. E essa quarta via tem nome e identidade: o vereador Dhonatan Pagani (FOTO ACIMA), o mais votado nas eleições de 2.020 e que quadriplicou seu eleitorado no ano passado quando concorreu a deputado estadual. Se derem brecha, o garoto leva a taça.
 
 
MANCADA
 
Envolto numa queda de braço com os professores da rede municipal e poucos dias depois de ironizar erro gramatical em postagem da vereadora Professora Vivian, tudo o que o prefeito vilhenense Flori Cordeiro não precisava era que sua assessoria de Comunicação desse mancada justamente com a categoria. Pior que deu: a publicação oficial em homenagem ao Dia do Professor saiu com a data errada, com o mês trocado, e um grotesco erro de português.
 
 
FORAM DUAS
 
Mas ao longo da semana, em outra data comemorativa, a SEMCOM deu outra derrapada. O secretário-adjunto da pasta resolveu bater boca nas redes sociais com um ativista político da cidade acerca da festa do Dia das Crianças. A polêmica aconteceu logo após o evento, antes mesmo que qualquer matéria oficial da realização fosse lançada em qualquer mídia, e a briga acabou tendo mais repercussão do que o fato festivo.
 
 
ESTRANGEIRO
 
Tem gente que explica os erros argumentando que ao trazer um marqueteiro de fora para tocar o operacional da SEMCOM, o publicitário Amauri Meneghelli, Flori não compreendeu que em determinados setores são os santos de casa que fazem os milagres. Mantendo no comando da equipe de comunicação, mesmo como coadjuvante, um cara que entre outras coisas sequer se preocupou em atualizar suas redes sociais pessoais no que diz respeito a cidade em que vive – lá consta que ele, apesar de ser adjunto de uma secretaria municipal de Vilhena, reside em Ji-Paraná -, o prefeito coloca num setor vital da administração alguém desconectado com a realidade e a população da cidade, e acaba dando margem a este tipo de ocorrência. Deu no que deu.
 
 
BOM DE SERVIÇO  
 
 
Já em Alto Paraíso, a “Pérola do Vale do Jamari”, quem se destaca é o radialista e conselheiro tutelar João Padre (DE CAMISA ROSA, NA FOTO ACIMA), que representa o deputado estadual Laerte Gomes na região. Acostumado à correria, Padre encaminha demandas de sua cidade e dos municípios vizinhos ao parlamentar, e os resultados já estão aparecendo, através de benefícios ao esporte, setor produtivo, infraestrutura e muito mais.
 
 
O PLANO
 
João Padre confirma a condição de pré-candidato a vereador, cargo ao qual ele já concorreu sendo bem votado, e assegura que chegando à Câmara Municipal terá condições de trazer muito mais benefícios à sua querida cidade com apoio de Gomes e o alcance do mandato eletivo.
 
 
“B.O. ZÃO”
 
E a festa do Dia da Criança da prefeitura vilhenense, mesmo sendo uma grande realização, acabou ofuscada por um caso que, se confirmado, vai fazer com que cabeças rolem. No dia seguinte ao evento a imprensa da cidade divulgou um vídeo supostamente feito por uma dona de casa da cidade mostrando que num dos ônibus que estavam fazendo o transporte da população para a festa o motorista dirigia segurando uma lata de bebida numa das mãos. O recipiente era da cor vermelha, padrão da mais famosa marca de refrigerantes do mundo, porém o mesmo de uma conhecida marca de cerveja. Na matéria consta que houve reclamações de que o condutor do coletivo estaria embriagado.
 
 
BUCHA
 
É um abacaxi dos grandes para o novo titular da Secretaria Municipal de Assistência Social do Município, Nilmário Dias, descascar. À coluna ele falou que o transporte das pessoas foi feito sob a forma de colaboração das empresas de transporte escolar contratadas pela prefeitura, que doaram o serviço. Dias garantiu também que a empresa foi comunicada da situação, e que o caso está sendo investigado. Em se comprovando que houve irregularidade, providências cabíveis serão adotas, garante o gestor. 
 
 
É O CARA!
 
O ex-vereador de Cacoal, Mario Angelino Moreira, conhecido como “Jabá Moreira” é o bam-bam-bam do DER na região entre São Francisco e Colorado do Oeste, atendendo diversas localidades. O “gerentão” tá botando quebrar, com equipe atuando firme em melhorias das vias sob responsabilidade do Estado em sua jurisdição, prestando relevantes serviços ao setor produtivo regional e à população em geral.
EMPREENDEDORISMO 
 
 
A coluna começa, a partir de hoje, a dar espaço aos empreendedores do interior do Estado, com foco principal em Vilhena e Cone Sul, mas aberta a divulgar os setores produtivos das nossas cidades e nossa gente. E vamos começar em alto estilo, com Danilo Gonçalves de Sena (FOTO ACIMA), o garoto que tem dois sonhos: montar uma confeitaria com a família até o fim deste ano e ser milionário daqui uma década. Bom de conversa, acompanhado pelo SEBRAE e sendo um aluno aplicado, Danilo também tem tempo para ser criança, mas é ponta-de-lança de um projeto familiar de empreendedorismo, com produção e venda de doces caseiros de primeira linha. Um modelo de determinação, foco e perseverança.
Até a próxima semana, com novidades.
 
CONTATO COM A COLUNA – WhatsApp 69 98448 6587 ou pelo e-mail bakquevedo@gmail.com
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS