BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

Quem salvou minha foto no Instagram? Veja como funciona recurso 'Salvar'

Perfil comercial permite visualizar quantos usuários salvaram cada publicação

TECHTUDO

26 de Junho de 2020 às 14:34

Atualizada em : 26 de Junho de 2020 às 15:10

Foto: Divulgação

TECHTUDO - "Como saber quem salvou minha foto no Instagram?" Essa é uma das dúvidas mais comuns sobre a função "Salvar" do Instagram. A ferramenta permite guardar fotos e vídeos de outros usuários de uma forma simples para visualização posterior e pode ser útil para salvar dicas e inspirações compartilhadas na rede social. O recurso é simbolizado por um ícone com uma bandeirinha, que fica no lado direito inferior da publicação, e permite guardar apenas fotos compartilhadas no feed e vídeos do IGTV. Não é possível salvar os destaques e Stories, pois eles desaparecem após 24h.
 
No caso de usuários com conta comercial, é possível ainda descobrir quantas pessoas salvaram seu post, embora o app não revele quem foi. A seguir, tire suas principais dúvidas sobre a função para salvar fotos e vídeos no Instagram.
 
1. Como salvar foto no Instagram
 
O recurso para salvar fotos pode ser utilizado para armazenar ideias, vídeos e imagens interessantes. Ao visualizar as publicações no feed, o usuário encontrará o símbolo de uma bandeira logo abaixo da postagem, no lado direito. Para salvá-la, basta clicar no ícone. Dessa forma, a imagem ficará salva no perfil do usuário. Caso queira, é possível organizar as publicações salvas em uma coleção, no estilo das pastas do Pinterest. Para isso, é preciso clicar na mensagem “Salvar na coleção”, exibida após selecionar o ícone da bandeira, escolher uma existente ou criar outra pasta.
 
 
2. Como saber quem salvou minha foto no Instagram
 
Quem utiliza o Instagram comercial pode visualizar diversas informações de engajamento, como o alcance da foto publicada, quantas pessoas visitaram seu perfil a partir de cada publicação, envios por mensagem e número de pessoas que salvaram a postagem. Entretanto, o Instagram não mostra quem foi a pessoa que salvou sua imagem.
 
Para ter acesso ao recurso e visualizar quantas vezes suas publicações foram salvas, é preciso transformar sua conta em um perfil comercial. Vale ressaltar que qualquer pessoa pode fazer essa mudança na conta para visualizar dados sobre seus posts. Depois, basta selecionar a postagem no feed, clicar em “Informações” e checar o número abaixo do ícone de bandeira.
 
 
3. Como encontrar as fotos salvas no Instagram
 
O Instagram disponibiliza uma área dedicada somente para as fotos salvas. Para visualizá-las, basta acessar seu perfil, clicar nas três barras localizadas na parte superior da tela e selecionar “Salvos”. Todas as publicações que foram salvas serão exibidas nessa página. Vale ressaltar, mais uma vez, que o dono da publicação não saberá que você salvou o post.
 
Além disso, também é possível separar as imagens e vídeos salvos por coleções, que são semelhantes às pastas do Pinterest, com a diferença de que apenas o dono da conta pode visualizar o que foi armazenado. Para adicionar coleções e organizar os itens salvos, basta clicar no sinal de mais, selecionar os itens salvos que deseja adicionar à nova coleção e clicar em “avançar”. Dessa forma, a visualização das publicações salvas ficará mais organizada.
 
 
4. Como salvar foto do Instagram na galeria
 
As fotos salvas no Instagram ficam armazenadas apenas na rede social do usuário e não vão para a galeria do celular. A função pode ser utilizada para salvar referências de itens de decoração, filmes e jogos, por exemplo, ou para visualizar as publicações em outro momento. Inclusive, se a publicação for excluída ou arquivada, você não poderá mais acessá-la.
 
Quem deseja salvar fotos postadas por amigos do Instagram na galeria do celular deve recorrer a aplicativos de terceiros ou à versão web da rede social. Nesse caso, a imagen será baixada no smartphone e ficará salva na galeria, podendo ser compartilhadas com qualquer pessoa. As informações sobre essas ações não são exibidas no Instagram comercial.
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS