Facebook vazou dados de quase 500 mil de brasileiros

Mais de 443 mil brasileiros também tiveram dados do Facebook vazados

Facebook vazou dados de quase 500 mil de brasileiros

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Facebook publicou na quarta-feira (5) as informações atualizadas sobre o vazamento ocorrido em 2014. O novo número é bem maior do que os 50 milhões divulgados inicialmente. De acordo com o comunicado, foram afetadas 87 milhões pessoas de 10 nacionalidades. Desse total, mais de 443 mil brasileiros.

 

Esses números, porém, podem ser ainda maiores. O Facebook disse que não sabe precisamente o tamanho do vazamento e que essa é a melhor estimativa da empresa. Essa informação passa quase despercebida no comunicado por estar no rodapé de um gráfico e em cinza claro.

 

Os usuários dos EUA são a grande maioria. Eles correspondem a 81,6% do total, com 70,6 milhões de usuários afetados. Em seguida, estão Filipinas (1,4%) e Indonésia (1,3%). O Reino Unido, que estava no foco das notícias por ser o local da sede da Cambridge Analytica, ficou em quarto lugar na lista com 1,08 milhão (1,2%). O Brasil ocupa a oitava posição com 0,5% do total.

 

Quando o escândalo foi noticiado pela imprensa internacional, em 17 de março, sabia-se só que os usuários dos EUA e do Reino Unido tiveram os dados coletados pela Cambridge Analytica. A suspeita é que as informações foram usadas de forma irregular na campanha presidencial de Donald Trump e no plebiscito do Brexit, ambos em 2016.

 

Reações ao escândalo

 

Mark Zuckerberg, irá ao Congresso dos EUA depor sobe o ocorrido em 11 de abril. O Parlamento Europeu também solicitou a presença do presidente do Facebook, mas contará apenas com uma equipe de especialistas da rede social à disposição das autoridades.

 

Depois da atualização do número de pessoas atingidas pelo vazamento de dados, a Austrália anunciou que abrirá uma investigação. O país teve mais de 344 mil usuários afetados.

 

O Ministério Público do Distrito Federal já instaurou inquérito para investigar a rede social. Está sendo apurado se a Cambridge Analytica também usou ilegalmente os dados de brasileiros para influenciar na política.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS