ENCEFALITE: Ministério da Saúde alerta para vírus Nipah e descarta risco elevado de pandemia

O vírus Nipah é conhecido por causar infecções respiratórias graves e encefalite

ENCEFALITE: Ministério da Saúde alerta para vírus Nipah e descarta risco elevado de pandemia

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
7 pessoas reagiram a isso.
O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica alertando sobre o vírus Nipah após a confirmação de novos casos da doença na Índia. Apesar de o agente infeccioso ser considerado altamente letal e classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como de alta patogenicidade, a pasta afirma que a possibilidade de uma pandemia no Brasil é considerada baixa no momento.
 
De acordo com o ministério, o alerta tem caráter preventivo e visa manter os sistemas de vigilância epidemiológica atentos a possíveis casos suspeitos. O vírus Nipah é conhecido por causar infecções respiratórias graves e encefalite  uma inflamação no cérebro  podendo levar a complicações severas e até à morte.
 
A transmissão ocorre tanto entre animais quanto entre humanos. Os principais reservatórios naturais do vírus são morcegos frugívoros, mas a infecção também pode acontecer por meio de porcos e pelo contato direto entre pessoas infectadas, especialmente em ambientes com pouca proteção sanitária.
 
Entre os sintomas mais comuns estão febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos e convulsões. Em casos mais graves, o quadro pode evoluir rapidamente para insuficiência respiratória e comprometimento neurológico.
 
O Ministério da Saúde reforça que o Brasil não registra casos confirmados da doença e destaca que não há, até o momento, evidências de circulação do vírus no país. Ainda assim, as autoridades sanitárias seguem monitorando o cenário internacional e mantendo protocolos de vigilância ativa, em alinhamento com recomendações da OMS.
 
A pasta também orienta profissionais de saúde a notificarem imediatamente casos suspeitos de encefalite de causa desconhecida, especialmente em pacientes com histórico recente de viagens internacionais para áreas afetadas.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS