ENCEFALITE: Ministério da Saúde alerta para vírus Nipah e descarta risco elevado de pandemia

O vírus Nipah é conhecido por causar infecções respiratórias graves e encefalite

ENCEFALITE: Ministério da Saúde alerta para vírus Nipah e descarta risco elevado de pandemia

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
7 pessoas reagiram a isso.
O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica alertando sobre o vírus Nipah após a confirmação de novos casos da doença na Índia. Apesar de o agente infeccioso ser considerado altamente letal e classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como de alta patogenicidade, a pasta afirma que a possibilidade de uma pandemia no Brasil é considerada baixa no momento.
 
De acordo com o ministério, o alerta tem caráter preventivo e visa manter os sistemas de vigilância epidemiológica atentos a possíveis casos suspeitos. O vírus Nipah é conhecido por causar infecções respiratórias graves e encefalite  uma inflamação no cérebro  podendo levar a complicações severas e até à morte.
 
A transmissão ocorre tanto entre animais quanto entre humanos. Os principais reservatórios naturais do vírus são morcegos frugívoros, mas a infecção também pode acontecer por meio de porcos e pelo contato direto entre pessoas infectadas, especialmente em ambientes com pouca proteção sanitária.
 
Entre os sintomas mais comuns estão febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos e convulsões. Em casos mais graves, o quadro pode evoluir rapidamente para insuficiência respiratória e comprometimento neurológico.
 
O Ministério da Saúde reforça que o Brasil não registra casos confirmados da doença e destaca que não há, até o momento, evidências de circulação do vírus no país. Ainda assim, as autoridades sanitárias seguem monitorando o cenário internacional e mantendo protocolos de vigilância ativa, em alinhamento com recomendações da OMS.
 
A pasta também orienta profissionais de saúde a notificarem imediatamente casos suspeitos de encefalite de causa desconhecida, especialmente em pacientes com histórico recente de viagens internacionais para áreas afetadas.
Direito ao esquecimento
O FACEBOOK anunciou que dois plugins sociais — o botão "Curtir" e o botão "Comentar" — foram descontinuados desde 10 de fevereiro de 2026.
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

ORAL PRIME SK LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS