“Rei ou presidente, o que você escolheria?” A pergunta pode voltar a ser feita aos brasileiros, caso avance no Senado uma sugestão legislativa que propõe um novo plebiscito sobre a restauração da monarquia parlamentarista.
A proposta, apresentada por meio do portal e-Cidadania por um cidadão identificado como Ilgner A. D. L. e apoiada por mais de 30 mil pessoas, tramita na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado. O colegiado decidirá se o tema será transformado em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) ainda sem data definida para análise.
O autor da ideia afirma que o atual modelo republicano presidencialista é ineficiente, argumentando que um sistema monárquico parlamentarista daria mais autonomia aos partidos eleitos e reduziria o uso de verbas públicas para negociações políticas
Apesar da nova movimentação, o Brasil já rejeitou a monarquia em plebiscito realizado em 1993, quando cerca de 86% dos eleitores optaram por manter a república presidencialista.
Se a sugestão for aprovada e convertida em PEC, o país poderá, pela segunda vez na história recente, decidir entre rei ou presidente nas urnas.